Empresas de ônibus do Vale do Paraíba seguem intensificando a higienização dos coletivos

Empresas de ônibus do Vale do Paraíba seguem intensificando a higienização dos coletivos

19 de março de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, TAUBATÉ E JACAREÍ – A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que no momento não há alteração nos horários e na oferta de veículos do transporte público devido à pandemia do novo coronavírus.

Foto: Claudio Vieira – Prefeitura de São José dos Campos – Divulgação

Todas as linhas com os respectivos itinerários podem ser consultados no site da Prefeitura ou no aplicativo Ônibus na Hora.

Devido ao feriado no município, nesta quinta-feira (19), as linhas irão operar com horário de domingo. E, na sexta-feira (20), com o horário de sábado, como de costume nos feriados prolongados.

As empresas Viação Jossense e Expresso Maringá, seguem higienizando seus ônibus sempre que chegam nos pontos finais e também ao chegarem ao Terminal Central da cidade.

Já a Viação Saens Peña, passou iniciar um intenso trabalho de conscientização de seus funcionários na garagem, distribuindo kits com álcool em geral para utilização pessoal e álcool 70 para a higienização no interior dos coletivos, sempre no final de cada viagem.

Já há previsão de redução no número de passageiros transportados e, consequente, menor carregamento devido à interrupção de aulas, profissionais atuando em home office, férias coletivas etc. Ou seja, os veículos irão transportar menos passageiros, o que ajuda a evitar aglomeração de pessoas e no conforto da viagem.

Vale ressaltar que todos os veículos do serviço já passavam por limpeza diária antes da pandemia e, atualmente, as empresas que operam o transporte público da cidade reforçaram a higienização dos veículos, com a disponibilização de álcool em gel e limpezas extras com solução bactericida.

Além da higienização dos veículos e passageiros, outra importante recomendação é que as janelas permaneçam abertas para a circulação do ar, informou o Governo Municipal

Bilhete Único Escolar

Considerando as adoções de medidas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, bem como da recomendação de suspensão das aulas no Município, disposta no decreto 18.476 de 18 de março de 2020, que decretou estado de emergência na cidade, a Prefeitura irá realizar o bloqueio do uso do cartão do Bilhete Único Escolar a partir desta quinta feira (19), por tempo indeterminado.

No município de Taubaté, a empresa ABC Transportes também segue fazendo a higienização dos coletivos, no final de cada viagem, além de disponibilizar luvas para os cobradores e fixar cartazes conscientizando os usuários sobre a forma correta de espirrar e tossir, bem como orientações sobre higiene.

Na cidade de Jacareí, a empresa JTU que opera linhas municipais, comunicou através de uma nota que um novo protocolo rígido de higienização diária dos ônibus também já foi adotado, com bactericidas aplicados por meio de pulverizador de pressão para garantir que todas as partes do ônibus recebam o produto, em especial nos pontos de contato com as mãos dos usuários e tripulação, como balaústres, bancos, validadores e cabine do motorista.

Com informações da Prefeitura de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Agora Vale