Paraguai fecha a Ponte da Amizade por conta do Coronavírus

CIUDAD DEL ESTE – Segue fechada a partir desta tarde de quarta-feira (18), pelo governo paraguaio, a Ponte da Amizade, principal ligação entre a Ciudad del Este no Paraguai e a cidade brasileira de Foz do Iguaçu, no interior do Paraná. Pelo local, passam cerca de 100 mil pessoas a pé e um tráfego de 40 mil veículos por dia.

De acordo com o presidente Mario Abdo Benítez, o fechamento da Ponte da Amizade, foi realizado na madrugada desta quarta-feira (18), e deverá se estender pelos próximos 15 dias, após o país vizinho está em estado de emergência sanitária por conta do novo coronavírus.

Em entrevista na tarde de hoje, o presidente Jair Bolsonaro anunciou o fechamento da fronteira com a Venezuela, justificando questões sanitárias. O Palácio do Planalto não descartou o fechamento da fronteira com outros países.

ANTT suspende as viagens internacionais de passageiros

Vale lembrar que o bloqueio da Ponde da Amizade, não proíbe caminhoneiros e demais veículos com mercadorias, assim como paraguaios que seguem tratamento de saúde no Brasil.

Todos os cidadãos paraguaios, ao retornarem do Brasil, precisarão ficar isolados por 14 dias, como informou o Ministério da Saúde do país vizinho. O governo do Paraguai, informou ainda que a polícia de fronteira segue orientada para agir em casos urgentes, caso necessário.

Do lado brasileiro, a cidade de Foz do Iguaçu, segue com um caso confirmado do novo Coronavírus, e outros 11 casos confirmados em todo o estado do Paraná, até a publicação desta reportagem.

Em nota, o Ministério do Interior do Paraguai, informou que a restrição atinge paraguaios e estrangeiros, incluindo brasileiros em situação irregular, que moram no país e estão proibidos de sair do Paraguai. Afeta também os brasileiros que cruzam a ponte para fazer compras no lado paraguaio. Parte dos 7 mil moradores de Foz do Iguaçu que trabalha no comércio de Ciudad del Este chegou a ser impedida de cruzar a ponte na manhã desta quarta, mas os que não desistiram acabaram liberados.

Com nove casos confirmados da doença, o governo paraguaio decretou situação de emergência sanitária e proibiu a circulação de veículos entre as 20 horas e as 4 da manhã em todo o país. A medida não atinge táxis, veículos de aplicativos, ônibus e caminhões com cargas e mercadorias, além de ambulâncias e veículos oficiais. Em caso de descumprimento, a polícia está autorizada a deter os infratores, que ficam sujeitos a processo criminal.

Bloqueios em outras fronteiras com o Brasil

Além da Ponte da Amizade, outros trechos de ligação entre o Brasil e demais países como em em Tabatinga, no Amazonas, e Letícia, na Colômbia, uma rua liga os dois países, seguem fechado.

O cenário segue também entre Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, além de muitas outras áreas. Para os militares, por exemplo, fechar fronteira é uma decisão pouco eficaz – como Bolsonaro chegou a dizer também recentemente.

Com informações do Ministério do Interior do Paraguai e Estadão

This post was last modified on 18 de março de 2020 17:09

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

1 mês ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

1 mês ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

1 mês ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

1 mês ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

1 mês ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

1 mês ago