Prefeitura de Manaus informa que ônibus terão aumento na higienização por conta do Coronavírus

Prefeitura de Manaus informa que ônibus terão aumento na higienização por conta do Coronavírus

17 de março de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

MANAUS – A Prefeitura de Manaus adotou estratégias de prevenção ao novo coronavírus no trânsito e transporte urbano com a suspensão de eventos em vias interditadas e o reforço da higiene dentro dos ônibus. As ações serão intensificadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) depois que o prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou outras medidas para conter o avanço da doença na capital, incluindo a interrupção de aulas e de serviços de atendimento ao público.

Todas as interdições de ruas e avenidas, entre elas o projeto “Faixa Liberada”, no Complexo Turístico Ponta Negra, estão suspensas, assim como autorizações para interdições que resultem em eventos em vias públicas. “Estamos atendendo as recomendações do prefeito Arthur para diminuir a possibilidade da disseminação do novo coronavírus na nossa cidade. Vamos atuar para reduzir as concentrações de público, a fim de prevenir o surgimento de novos casos da Covid-19”, enfatizou o vice-presidente do IMMU/Trânsito, Franklin Pinto.

Seguindo orientações da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), junto às empresas concessionárias de transporte urbano de Manaus, será reforçada a limpeza dos coletivos. “Estamos orientando os gestores, distribuindo cartazes que devem ser afixados nos ônibus, com informações sobre as medidas preventivas ao novo coronavírus. Além disso, vamos fazer visitas às garagens das empresas para orientar como os coletivos devem ser constantemente higienizados”, explicou a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão.

Entre as medidas estão a distribuição de cartazes e folders informativos para serem afixados dentro dos ônibus e nos terminais de passageiros; orientações sobre os cuidados a serem tomados pelas empresas e seus funcionários, como a disponibilização de álcool em gel 70% para utilização dos passageiros e trabalhadores, assim como o hábito de manter as janelas dos veículos sempre abertas, para permitir a circulação de ar; e a definição de um calendário de visitação às sedes das empresas e garagens dos ônibus, para verificar as condições de higienização interna e a limpeza dos filtros dos condicionadores de ar, para os ônibus que dispuserem deles.

O diretor jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Fernando Moraes, informou que os empresários estão engajados no combate à proliferação do vírus. “As empresas estão prontas para colaborar nesse momento de preocupação mundial. O transporte não pode parar em Manaus, por isso vamos manter os ônibus com o máximo de limpeza e atender as orientações das autoridades sanitárias”, informou.

O diretor de Transportes do IMMU, Claudemir Andrade, adiantou que a próxima estratégia é ampliar as informações de combate à Covid-19 entre outros profissionais do transporte. “Taxistas, mototaxistas e condutores dos micro-ônibus alternativos e executivos serão orientados a participar dessa importante ação e, juntos, ampliar as estratégias de prevenção ao novo coronavírus entre os usuários desses modais”, disse, informando que ainda nesta semana os representantes desses setores serão avisados sobre as estratégias a serem adotadas.

Outras atividades suspensas

Seguindo as orientações mundiais de prevenção e controle ao novo coronavírus, bem como a preocupação do prefeito Arthur Virgílio Neto em evitar ao máximo que a população manauara fique sob risco da doença, a Prefeitura de Manaus anunciou suspensão temporária das atividades municipais com grande concentração de público, acima de cem pessoas, pelo período de 30 dias.

Entre as ações, destacam-se o projeto itinerante “Prefeitura + Presente”, práticas esportivas e de lazer do Parque Municipal do Idoso, bandas e blocos do Carnaval de Rua, com apoio do município, além dos projetos Faixa Liberada, Aulão de Aeróbica e Ritmos, bem como atividades do parque Cidade da Criança e dos Centros de Esporte e Lazer (CELs).

Com informações da Prefeitura de Manaus