Governo Federal recomenda pegar ônibus fora do horário de pico

BRASÍLIA – O Brasil entra para o circuito de países que começam adotar medidas mais severas para conter o coronavírus, doença conhecida como Covid-19. Nesta sexta-feira (13), o Ministério da Saúde divulgou uma lista de recomendações à população. As medidas de “etiqueta respiratória”, além do processo de evitar levar as mães à boca ao tossir e espirrar, cobrindo o braço, são alguns tópicos que o Governo Federal, acredita serem suficiente para conter o surto da pandemia que atinge diversos países. Em caso de confirmação, o cidadão deverá ficar em casa e lavar aos mãos com certa frequência.

Foto: Reprodução de Internet

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que as pessoas fiquem preparadas e considerem mudar hábitos caso o coronavírus se tornar comum na região onde moram.

– Não estamos falando deste momento, mas para quando a circulação estiver muito aumentada – disse o secretário de vigilância em saúde, Wanderson Oliveira.

Nessas situações, o ministério orientou que sejam adotadas medidas para evitar exposição a lugares lotados, como fazer compras, e pegar ônibus fora do horário de pico, além de optar por fazer exercícios ao ar livre quando for possível.

– Donos de academia devem abrir bem as academias e ventilá-las, além de aumentar a frequência de limpeza de equipamentos. Não estamos falando para não ter aulas, mas, sim, adotar medidas de prevenção – disse o secretário.

A pasta também orienta que pessoas tenham em casa alguns suprimentos básicos para evitar sair de casa se ficarem doentes.

– É preciso fazer isso de forma racional, evitando compra desnecessária. É apenas se prevenir de tal maneira que não tenha sua despensa completamente desabastecida.

Ele frisou novamente que as medidas não valem para este momento, mas em caso de surto.

Enquanto isso, a pasta orientou também que as pessoas façam uma revisão nas suas prescrições médicas, evitando ir aos postos de saúde no período de maior circulação do vírus.

Não é recomendado usar máscara, pois a medida é válida apenas para pessoas doentes. Quase todo mundo esquece, mas vale também limpar com frequência celulares e brinquedos.

COMO CUMPRIMENTAR AS PESSOAS?

O Ministério da Saúde recomendou que, desde já, vale deixar de lado o costume dos beijos e abraços e mudar a saudação.

– Em vez de ficar pegando na mão, dando dois beijinhos e abraço, vamos fazer uma onda amigável como os jovens fazem, uma cotovelada – disse Oliveira.

Com informações da Agência Brasil, Folha Press e Ministério da Saúde

This post was last modified on 13 de março de 2020 21:09

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

1 mês ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

1 mês ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

1 mês ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

1 mês ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

1 mês ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

1 mês ago