RJ: Prefeitura de Niterói simula com motoristas de ônibus dificuldades de idosos no transporte público

RJ: Prefeitura de Niterói simula com motoristas de ônibus dificuldades de idosos no transporte público

6 de março de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

NITERÓI – Um grupo de motoristas de ônibus de Niterói sentiu na própria pele, nesta quinta-feira, (5), algumas das limitações e dificuldades enfrentadas pelos idosos, especialmente quando usam os transportes coletivos. A simulação, que aconteceu no terminal rodoviário João Goulart, faz parte de campanha educativa realizada em parceria pela Secretaria do Idoso de Niterói, NitTrans, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. Na ação foi testada nos motoristas uma roupa especial, desenvolvida pelo instituto, que faz com que a pessoa tenha sensações semelhantes as de um idoso de 70 anos.

RJ: Prefeitura de Niterói simula com motoristas de ônibus dificuldades de idosos no transporte público 1
Foto: Bruno Eduardo Alves – Divulgação

A campanha acontecerá de forma gradativa e será permanente na cidade. Para que tenha  eficácia, os organizadores abordarão motoristas no dia a dia para demonstrar como o idoso se sente fisicamente, simulando determinadas restrições comuns às pessoas da terceira idade, como limitação nas articulações, aumento de peso corporal e baixa visão.

Na simulação, os motoristas foram convidados a usarem caneleiras, peso nos braços e óculos para dificultar a visão, todos disponibilizadas pelo o Instituto. “Equipados”, foram expostos a situações enfrentadas comumente pelos idosos no dia a dia. O traje especial limita os movimentos e, dessa forma, espera-se sensibilizar os motoristas, fazendo com que eles entendam como é difícil a rotina das pessoas da terceira idade.

RJ: Prefeitura de Niterói simula com motoristas de ônibus dificuldades de idosos no transporte público 2

O secretário municipal do Idoso, Beto Saad, afirmou que o bem-estar das pessoas idosas é uma preocupação constante na administração municipal e destacou que essa campanha educativa poderá mudar o paradigma de tratamento nos transportes públicos àqueles que chegam a uma idade avançada.

“A prefeitura está preocupada com o bem-estar do idoso. Os idosos representam 18,8% da população de Niterói e muitos deles usam o transporte público. Por isso, é necessário  sensibilizar profissionais e o restante da população sobre os desafios e dificuldades dessas pessoas”, declarou Saad.

RJ: Prefeitura de Niterói simula com motoristas de ônibus dificuldades de idosos no transporte público 3

Para Antônio Leitão, gerente institucional do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, é importante a campanha sair das ideias e passar para a ação.

“ É muito importante a Prefeitura ter essa sensibilidade e passar para a ação. Esse tipo de proposta é o que gera a consciência real e consegue mobilizar, ainda mais, as pessoas. Passando pela experiência na prática, elas acabam sentindo a dificuldade e se colocam no lugar do idoso”, explicou.

O motorista de ônibus Patrick Gomes da Silva, de 31 anos, foi um dos que passou pela experiência. Usando a roupa especial, ele teve a sensação de ter 39 anos a mais. O motorista destacou ter sentido na pele como é a rotina dos idosos. Ele acha importante levar a campanha aos seus companheiros de trabalho para que todos tenham mais paciência, consciência e atenção para com as pessoas de terceira idade.

“Senti na pele como é a dificuldade dos idosos, de embarcarem e desembarcarem do ônibus. Eles têm dificuldade nas articulações e outros problemas. Essa experiência faz com que a gente tenha mais paciência e consciência, e aguarde eles se acomodarem no ônibus antes de dar a partida”, afirmou Patrick Gomes.

Com informações da Prefeitura de Niterói