Saiba como curtir Salvador  longe da folia carnavalesca viajando de ônibus

Saiba como curtir Salvador longe da folia carnavalesca viajando de ônibus

11 de fevereiro de 2020 0 Por revistadoonibus

SALVADOR – Seja para o turista ou para o soteropolitano, Salvador dispõe de encantos para agradar e entreter a todos os públicos. Quem pretende se distanciar da folia carnavalesca, mas quer aproveitar momentos de lazer diversificados a capital baiana é o local certo com atrativos para todos os bolsos.

Foto: Reprodução de TV

As praias soteropolitanas são a primeira opção para curtir na cidade a baixo custo e se deslocando com ônibus urbanos. A orla de Itapuã, por exemplo, famosa por sua beleza exuberante cantada em versos Vinícius de Morais, pode ser um local interessante para aproveitar de momentos de lazer nos dias de calor. No local há quiosques, pista de cooper, ciclovia, quadra esportiva e na praça próxima ao Farol de Itapuã, um dos cartões postais mais importantes da cidade, ainda há parque infantil e academia de saúde.

Quem quiser carregar as energias antes ou depois do banho de mar tem como opções pratos saborosos de feijoada ou de mocotó. Ambos são servidos à vontade em sete restaurantes do Mercado Municipal de Itapuã, situado na Rua Genebaldo Figueredo, atrás da 12ª Delegacia Territorial do bairro.

Foto: Reprodução de Internet

Os estabelecimentos funcionam diariamente, mas aos finais de semana a procura pela comida regional se intensifica. Às sextas, o local tem música ao vivo a partir das 16h e aos domingos é possível comer a partir das 9h e às vezes a partir das 7h, quando se trata de encomenda. Os pratos custam em média R$ 25 e servem duas pessoas.

Quem busca por uma atividade ao ar livre tem como opção visitar o Parque da Cidade, situado no Itaigara. Em funcionamento desde 1975, o parque preserva um quantitativo imenso de espécies remanescentes de Mata Atlântica e restinga em uma área de 724 mil metros quadrados.

O espaço é o único local da cidade em que se pode encontrar diversas espécies ornamentais e frutíferas por conta da transição da Mata Atlântica para as dunas.  Algumas das espécies facilmente encontradas são Oiti, Ipê e Pau-Brasil. Além de promover o contato com a natureza o local está sempre sediando eventos além de ser um espaço propício para a prática de atividades físicas, meditação, esportes ou relaxamento.

Um atrativo gratuito para curtir uma tarde diferente é a Praça Lord Cochrane, na Garibaldi. O equipamento possui área de convivência, espaço para o lazer das crianças e um paisagismo diferenciado. O espaço se tornou atraente não apenas pela estrutura que oferta mas pelo fácil acesso com transportes públicos. Há ainda no local uma estação das “laranjinhas” do Salvador Vai de Bike, uma alternativa para quem optar por um passeio de bicicleta na ciclovia que circunda a praça.

Vilas gastronômicas

Quando o assunto é vida noturna, duas vilas chamam atenção em Salvador pelo charme, localização, segurança e opção diversificada de pratos e bebidas. Uma delas é a Vila Caramuru, inaugurada em 2016, juntamente com a orla do Rio Vermelho, no espaço do antigo Mercado do Peixe. A vila abriga 11 restaurantes, bares, sorveteria e lanchonetes com opções como hambúrguer gourmet, mix de frutos do mar, camarão encapotado, risoto de camarão, moqueca, sarapatel, feijoada e picanha na chapa.

O horário de funcionamento varia para cada estabelecimento, mas, em geral, às sextas, sábados, domingos e feriados, o atendimento inicia por volta das 11h e vai até a madrugada. Lá é possível encontrar estabelecimentos tradicionais como o Caminho de Casa e a sorveteria A Cubana, Jam Burguer, Country Grill, Auge da Baiana, Pai Inácio, RV Lounge e Maria da Vila.

Foto: Divulgação

Já a Vila dos Namorados, inaugurada no coração da Pituba, em outubro do ano passado, reúne diversão e conforto em um só lugar. A vila conta com quatro restaurantes e uma baiana de acarajé. Cada estabelecimento tem cerca de 40 metros quadrados e também dispõe de cardápio diversificado.

Fazem parte do conjunto de restaurantes da Vila dos Namorados o boteco de comida baiana Caranguejo da Vila, a versão praiana do Pai Inácio; o Espetto Baiano Prime com opções deliciosas de tira-gosto e a Petiscaria da Vila com preço justo e qualidade de atendimento.

O local tem estacionamento com 300 vagas, segurança 24h, praia com boa infraestrutura e atendimento personalizado dos estabelecimentos, que oferecem cadeiras de praia, guarda-sol e até bangalôs aconchegantes para apreciar a vista para o mar.

Com informações da Prefeitura de Salvador