Prefeitura de Salvador divulga esquema de segurança e trânsito na Lavagem de Itapuã

Prefeitura de Salvador divulga esquema de segurança e trânsito na Lavagem de Itapuã

11 de fevereiro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SALVADOR – O esquema de transporte, acesso, segurança e fiscalização montado para a 115ª edição da Lavagem de Itapuã foi divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (11). O evento, último do calendário das festas populares na Bahia, acontece na quinta-feira (13). A festa é marcada pelo cortejo de baianas que, juntas, lavam com flores e água de cheiro a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro.

Prevenção à violência

De acordo com a gestão municipal, 75 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estarão à disposição nas imediações da festa. Além de fazer a segurança do posto de saúde instalado no circuito, os guardas darão apoio à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), que montará barreiras de trânsito no local. A Polícia Militar ainda não divulgou o efetivo que estará de serviço durante a lavagem.

Fiscalização

Já a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vai atuar com 30 agentes. Eles estarão responsáveis por fiscalizar a exibição de publicidade e atuar na proteção às marcas patrocinadoras. Além disso, segundo a prefeitura, proprietários de bares serão orientados sobre a proibição de comercialização de bebidas em garrafas de vidro, e outras atividades e obras irregulares.

Transporte 

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) se compromete a disponibilizar 12 ônibus extras da frota reguladora para facilitar o acesso dos cidadãos. Conforme o órgão, os veículos estarão disponíveis das 15h30 às 23h, na Estação Mussurunga, e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Todas as linhas de transporte urbanas que circulam na região estarão operando normalmente, ainda segundo a pasta.

Com a interdição do trecho compreendido entre Piatã e Largo da Cira e na Avenida Dorival Caymmi, no período das 7h às 19h, os ônibus terão os itinerários alterados. Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego, sentido Centro, seguir pelo Viaduto Mário Andreazza, Avenida Luiz Viana (Paralela) e Avenida Orlando Gomes, até alcançarem a Avenida Octávio Mangabeira, seguindo daí o itinerário normal.

Quem tem Itapuã como destino deve seguir pela Avenida Octávio Mangabeira, retornar em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, prosseguindo pelas avenidas Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Luiz Viana (Paralela) e Dorival Caymmi.

Os ônibus que circulam pelo trecho interditado com destino à Nova Brasília de Itapuã, tanto na ida quanto na volta, terão como opção de tráfego a Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo e Ladeira do Abaeté. Já as linhas que fazem terminal em Itapuã terão a base operacional transferida para Avenida Dorival Caymmi, no retorno antes do Walmart.

Foto: Bruno Concha – Prefeitura de Salvador – Divulgação

Trânsito

Segundo a Transalvador, as alterações no trânsito começam a partir da meia-noite da quarta-feira (13), quando ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos nas vias até às 19h, nas ruas Yemanjá (lado direito) e Paulo Afonso Baqueiro.

Das 6h às 19h, fica proibida a circulação de veículos nas seguintes vias: Avenida Octávio Mangabeira (trecho a partir da Rua Yemanjá), Praça da Sereia, Avenida Dorival Caymmi (trecho compreendido entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho), Rua Aristides Milton (trecho compreendido entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira Ibiama / Ladeira do Abaeté).

Também entre 6h e 19h, a Rua Yemanjá (entre o Habib’s e o Condomínio Casa Blanca) torna-se sentido único e a Avenida Octávio Mangabeira (entre o Condomínio Casa Blanca e o Habib’s) terá o tráfego invertido.

Os condutores que circulam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego no sentido Itapuã/Centro: Viaduto Mário Andreazza e avenidas Luís Viana (Paralela), Orlando Gomes e Octávio Mangabeira. Já quem faria o sentido contrário, terá como opção seguir pela Avenida Octávio Mangabeira, fazer o retorno em frente à guarita de acesso ao Estacionamento Sol Park e acessar as avenidas Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Luís Viana (Paralela) e Dorival Caymmi.

A proibição do tráfego e estacionamento de veículos segue das 19h da quarta-feira (13) até as 2h da quinta-feira (14), nas seguintes vias e logradouros públicos: Rua Aristides Milton, Praça Dorival Caymmi, Rua Genebaldo Figueiredo, Rua João do Peixe e Rua Arnaldo Francelino. Os veículos provenientes da Rua Professor Souza Brito, com destino à Nova Brasília de Itapuã, terão como opção de tráfego a Ladeira do Abaeté, Largo do Abaeté, Ladeira do Mirante, Rua Paulo Afonso Baqueiro e Avenida Dorival Caymmi.

Barreiras

Barreiras fixas serão montadas ao longo do percurso da festa, das 4h às 19h, na Avenida Otávio Mangabeira, saída do estacionamento do antigo Casquinha de Siri e cruzamento com as ruas Rua Aristóteles da Costa Leal, Rua João da Silva Rego, Pirambeba, Albacora, Sargento Renato Santos, Beijupirá, Palame e Genebaldo Figueredo – Hiper Boi; no cruzamento da Rua do Tamarineiro com a Praça do Tamarineiro e Ladeira do Abaeté; na Rua Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi; na Travessa Genebaldo Figueredo; no cruzamento da Rua Genebaldo Figueredo com a Travessa Genebaldo Figueredo e com a Rua do Gravatá; e no cruzamento da Rua Aristides Milton com a Rua João do Peixe e Rotatória do Posto 12 (sentido Centro).

As barreiras móveis serão instaladas, das 6h às 19h, na Avenida Octávio Mangabeira (retorno para Avenida Orlando Gomes – em frente ao Condomínio Sol e Maré); Avenida Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (após o Atacadão); Rua Aristides Milton / Rotatória do Posto 12 (em frente ao Hotel Luar de Itapuã); e na Avenida Dorival Caymmi – em frente ao 7º Centro de Saúde e na 2ª rotatória, sentido Itapuã.

Com informações da Prefeitura de Salvador