SP: Via Dutra pode ter pedágio entre Guarulhos e São Paulo com a nova concessão

SP: Via Dutra pode ter pedágio entre Guarulhos e São Paulo com a nova concessão

21 de janeiro de 2020 Off Por revistadoonibus

GUARULHOS – Em março de 2021, termina a concessão da Rodovia Presidente Dutra, que hoje é de responsabilidade da Concessionária CCR Nova Dutra, e já começou o estudo de impacto para a renovação da concessão ou até mesmo a abertura de mercado para uma nova empresa assuma o trecho.

Em maio aos estudos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, prevê a implantação de uma nova praça de pedágio entre os municípios de Guarulhos e São Paulo. A ANTT informou que até o final do primeiro semestre deste ano, o novo concessionários deverá ser anunciado.

Segundo informações apuradas, a implantação de novas praças de pedágio, visa reduzir o valor da tarifa hoje já praticada. A Agência Nacional de Transportes Terrestres, evita comentar sobre o assunto.

De acordo com a ANTT, o objetivo do Governo Federal, é de autorizar a nova concessionária a implantação de cobrança de pedágio por quilômetros percorridos, de maneira proporcional ao uso, em um modelo chamado de “free flow”, que cobra por meio de antenas instaladas ao longo do percurso e leva em consideração os quilômetros utilizados pelo veículo. Isso valeria nos quilômetros iniciais da Dutra entre São Paulo e Guarulhos somente na pista expressa, sem qualquer implantação de praça de pedágio na pista marginal, a que é mais utilizada pelos guarulhenses para acesso à cidade e na ligação com a capital.

Com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres