SP: Terminal Santo André Leste da EMTU/SP recebe a campanha sobre saúde mental Janeiro Branco

SP: Terminal Santo André Leste da EMTU/SP recebe a campanha sobre saúde mental Janeiro Branco

18 de janeiro de 2020 Off Por Redação Revista do Ônibus

SANTO ANDRÉ – Nesta segunda-feira (20), o Terminal Metropolitano Santo André Leste receberá um evento especial ligado ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental para melhoria da qualidade de vida. Essa é uma parceria entre a EMTU/SP e o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama (NEPSAR). Das 10h às 14h, os passageiros serão alertados sobre a importância e os cuidados com o bem-estar emocional. 

SP: Terminal Santo André Leste da EMTU/SP recebe a campanha sobre saúde mental Janeiro Branco 1

Na atividade, psicodramatistas e psicólogos do NEPSAR vão interagir com o público por meio de atividades relacionadas ao tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Haverá exposições de fotos, banners explicativos e dinâmicas com os passageiros. A ideia é mostrar aos passageiros que o diálogo e a comunicação podem ajudar a solucionar os problemas afetivos.

Segundo a presidente do instituto, Madalena Cabral Rehder, o evento é voltado para o cuidado dos relacionamentos e afetos em busca de uma vida mais saudável e responsável.

SP: Terminal Santo André Leste da EMTU/SP recebe a campanha sobre saúde mental Janeiro Branco 2

De acordo com dados publicados em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira (cerca de 18 milhões de pessoas) sofrem algum transtorno relacionado à ansiedade. Além disso, os números mostram que 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão.  

A campanha do Janeiro Branco ocorre em várias cidades do país desde 2014, quando foi criada pelo psicólogo mineiro de Uberlândia, Leonardo Abrahão. A escolha do mês se deu porque em janeiro as pessoas têm a tendência a refletir sobre suas vidas e ficam mais abertas a mudanças nessa época. Já a cor branca é associada ao início de experiências e projetos de um novo ano para o indivíduo escrever a sua própria história.

Com informações da EMTU