Tarifa de ônibus de Uberlândia aumenta na próxima segunda-feira 20

Tarifa de ônibus de Uberlândia aumenta na próxima segunda-feira 20

17 de janeiro de 2020 Off Por revistadoonibus

UBERLÂNDIA – Considerando que o reajuste e a revisão tarifária estão previstos em todo contrato de concessão visando termos como a manutenção do equilíbrio econômico, conforme a Lei Federal nº 8.987/95, foi validado o novo valor da tarifa do Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Uberlândia para 2020. A passagem de ônibus passa a vigorar, a partir da zero hora da próxima segunda-feira (20), no valor de R$ 4,50. O montante representa, de forma real, um reajuste de 4,65%, seguindo como base a inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 2019, de 4,48%. O reajuste é o menor desde 2013.

O novo valor foi definido depois de uma análise técnica detalhada da operação do Sistema Integrado de Transporte (SIT) durante 2019. As empresas concessionárias pediram reajuste de 16,28% para 2020, o que elevaria a tarifa para R$ 5, mas a solicitação não foi aceita pelo prefeito Odelmo Leão. Isso porque, segundo o estudo técnico, esse índice não representaria o custo real do sistema.

Para chegar à esse reajuste, a Comissão de Acompanhamento do Serviço Público do Transporte de Passageiro (conforme estabelece o Decreto 14.655/14) considerou dados como a redução de 5,1% no número de passageiros e o aumento de 2,4% de quilômetros rodados, bem como o combustível, que também ficou 3,7% mais caro. Também foi considerada a renovação de parte da frota no último ano.

A planilha validada que resultou na nova tarifa também foi enviada para análise e conhecimento do Ministério Público Estadual (MPE) em Uberlândia, por meio da promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor. “A nossa fiscalização é feita de forma efetiva para que o serviço seja de qualidade, ofertando conforto e segurança para o usuário. Destacamos ainda a renovação de mais de 60 veículos no último ano, que qualifica ainda mais o serviço”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Com informações da Prefeitura de Uberlândia