Porto Alegre: Empresas de ônibus protocolam pedido de aumento na tarifa de ônibus

Porto Alegre: Empresas de ônibus protocolam pedido de aumento na tarifa de ônibus

9 de janeiro de 2020 Off Por revistadoonibus

PORTO ALEGRE – O valor da tarifa de ônibus municipais de Porto Alegre, pode sofrer reajuste nas próximas semana. Com a chegada da data base para atualização salarial dos rodoviários com data prevista de 1º de fevereiro, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) protocolou o pedido de reajuste tarifário do serviço de transporte coletivo.

O Sindicato informa que o reajuste na tarifa de ônibus é necessária, afim de garantir o equilíbrio econômico e financeiro do contrato com as empresas de ônibus da cidade, em meios aos custos com combustível e salários dos funcionárias.

Queda no número de passageiros

De acordo com os dados referentes a 2019, os coletivos da capital transportaram 13,6 milhões de passageiros por mês, valor muito inferior aos 17,8 milhões previstos no último edital, ou seja, uma queda de receita de 23,67%. Outro dado apontado pelo Seopa é o número de usuários isentos da tarifa, que alcança os 30,12%, ou seja, cerca de dois terços dos passageiros arcam com todo o custo do sistema.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), por intermédio de sua equipe técnica da Coordenação de Regulação de Transportes (CRT), irá desenvolver o cálculo do novo valor da tarifa do transporte coletivo, de acordo com a legislação vigente. O estudo será levado para apreciação do Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu), com posterior encaminhamento do resultado da análise ao prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre e Correio do Povo