
Peru: Dois brasileiros e dois americanos estão entre os mortos no acidente com ônibus da Cruz del Sur
6 de janeiro de 2020AREQUIPA – O acidente com ônibus da empresa Cruz del Sur, ocorrido no início da madrugada desta segunda-feira (6), com um ônibus modelo Paradiso New G7 1800DD Mercedes-Benz 0-500 RSD, e outros veículos no no distrito de Yauca, em Caravelí, Arequipa, deixou dois brasileiros e dois americanos mortos, como informou o jornal La República.

O nome dos brasileiros ainda não foram informados pelo Itamarati.
O acidente aconteceu de madrugada, quando o ônibus saiu da sua pista e se chocou de frente com oito veículos que estavam estacionados na região de Arequipa.
Há ao menos 40 feridos, que foram levados às cidades de Nazca e Arequipa (essa última era o destino final; o ônibus tinha saído de Lima).
Os acidentes em estradas peruanas são frequentes por causa das chuvas, do estado ruim de conservação de estradas, da falta de sinalização e do pouco controle de autoridades.
Em 2019, morreram 1.123 pessoas em acidentes de trânsito no país, de acordo com o Ministério do Interior.
De acordo com a polícia, o ônibus teria saído de Lima às 14h do domingo e deveria chegar às 6h desta segunda-feira (6), na cidade de Arequipa. A empresa Cruz del Sur, acabou enviando um novo ônibus para o local do acidente e segue dando assistência aos seus clientes.
A Superintendência de Transporte Terrestre de Pessoas, Cargas e Mercadorias (Sutran) informou que está à disposição para dar apoio aos familiares das vítimas. Um inquérito policial foi aberto para investigar as causas do acidente
Os feridos foram encaminhados para os hospitais Nazca e Ica. De acordo com o América Notícias, amigos e familiares seguem na sede na empresa de ônibus Cruz del Sur, na Avenida Javier Prado, em busca de informações sobre o acidente.
O coronel Erlyn Silva, chefe da Direção Nacional de Proteção de Rodovias da Polícia, informou que 12 pessoas morreram no local do acidente, enquanto outras duas morreram no hospital Nazca.

Ônibus estaria acima da velocidade
De acordo com Jorge Beltrán, gerente geral da Superintendência de Transporte Terrestre de Pessoas, Cargas e Mercadorias – Sutran, indicou em comunicação com o Canal N que, segundo o relatório preliminar, o referido veículo excedia o limite de velocidade permitido. Foi a 106 km / h quando o permitido é 90 km / h, conforme indicado no relatório de inspeção eletrônica.
“Este veículo já estará sujeito a um procedimento de sanção, se aplicável. Esse é um fato que podemos denunciar. Também existem infrações que não podemos avançar porque é uma questão de investigação”, disse Beltrán.
A empresa Cruz del Sur, ainda não comentou sobre a fala de Beltrán.
Com informações de Agências internacionais