Operação Lava Jato divulga lista de empresa de ônibus ligadas a FETRASPOR no esquema de corrupção no Rio de Janeiro

RIO – A denúncia do Ministério Público Federal divulgada nesta segunda-feira (23), que remete um perito judicial e vários empresários de ônibus do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana no esquema de corrupção, mostra a lista de empresas de ônibus, que segundo o órgão, receberam propinas durante alguns anos, do esquema de fraudes da Fetranspor, ligando inclusive o ex-governador Sérgio Cabral.

Foto: Reprodução – Ministério Público Federal

De acordo com o MPF/RJ, É certo que a arrecadação dos recursos para alimentar a conta “F/SABI”, administrada pelos colaboradores ÁLVARO NOVIS e EDIMAR DANTAS e utilizada para custear o pagamento de vantagens indevidas a funcionários públicos, contava com a atuação coordenada de JOSÉ CARLOS LAVOURAS, JACOB BARATA FILHO, MARCELO TRAÇA, LÉLIS TEIXEIRA e JOÃO AUGUSTO MONTEIRO, cabendo ao primeiro, como Presidente do Conselho de Administração da FETRANSPOR, articular os recolhimentos das “contribuições” junto às empresas de ônibus participantes da “caixinha da propina” e repassar as ordens de distribuição de valores ao operador ÁLVARO NOVIS.

A análise dos arquivos recuperados no pendrive entregue pelos colaboradores ao STJ permitiu identificar que tais “contribuições”, aportadas por 26 empresas de ônibus, apenas no período de janeiro de 2013 a fevereiro de 2016, totalizaram R$ 250.580.638,13 (duzentos e cinquenta milhões, quinhentos e oitenta mil, seiscentos e trinta e oito Reais e treze centavos), conforme apontado no Relatório de Pesquisa nº 5940/2017, da Assessoria de Pesquisa e Análise – ASSPA do MPF (DOC. 02), sintetizado na tabela a seguir:

Foto: Reprodução – Ministério Público Federal

Além dos montantes recolhidos nas empresas de ônibus, parte dos valores que os empresários mantinham em contas paralelas com os colaboradores também foi utilizada para alimentar o caixa da propina da FETRANSPOR na conta F/SABI. Assim, somados os valores recolhidos em empresas relacionadas acima, vinculadas aos denunciados, bem como os recursos mantidos em suas contas particulares, chega-se à seguinte estimativa de valores: Denunciados / Colaboradores.

Valores para o caixa da propina

Foto: Reprodução – Ministério Público Federal

Até o início da tarde, as empresas envolvidas na divulgação do esquema de corrupção divulgado pelo Ministério Público Federal do Rio de janeiro, ainda não tinham se manifestado sobre o assunto.

Com informações do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro

This post was last modified on 31 de dezembro de 2019 16:08

Recent Posts

PR: Micro-ônibus escolar pega fogo na cidade de Alvorada do Sul

. ALVORADA DO SUL - Um micro-ônibus escolar que pertence a Prefeitura de Alvorada do Sul, acabou destruído por um…

4 minutos ago

Rodoviária de Florianópolis segue com viagens suspensas ao RS

. FLORIANÓPOLIS - As viagens entre a Rodoviária de Florianópolis e as principais cidades do Rio Grande do Sul, seguem…

17 minutos ago

Salvador: Ônibus da Plataforma pega fogo no Comércio

. SALVADOR - Um ônibus urbano da empresa Plataforma Transportes que opera a linha 1607 - Paripe x barra, acabou…

54 minutos ago

SP: Guarulhos combate o vandalismo em abrigos de ônibus

. GUARULHOS - A prefeitura deu início na última sexta-feira (3), uma campanha de combate ao vandalismo nos abrigos de…

1 hora ago

Porto Alegre: Ônibus operam com tabela especial nesta terça

. PORTO ALEGRE - O transporte municipal da capital gaúcha, segue funcionando nesta terça-feira (7), com uma tabela especial, operando…

2 horas ago

Bombeiros do Rio reforçam operação de resgate no RS

. PORTO ALEGRE E RIO - Agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciaram…

2 horas ago