Prefeitura instala radares em quatro túneis da cidade de São Paulo

Prefeitura instala radares em quatro túneis da cidade de São Paulo

13 de dezembro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), irá colocar em operação radares em quatro túneis da cidade de São Paulo a partir de 16 de dezembro. Os equipamentos estão instalados, mas só passarão a fiscalizar na segunda quinzena de dezembro, após passarem por aferição. A CET ainda vai implantar dispositivos eletrônicos em outros cinco túneis em 2020. Trata-se de uma importante medida para coibir acidentes e aumentar a segurança de motoristas e motociclistas.

Os radares entrarão em operação nos túneis Ayrton Senna II (sentido Ibirapuera), Passagem Franklin Roosevelt (sentido Lapa), Max Feffer (sentido Centro), e Maria Maluf (ambos sentidos).

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) irá comunicar a população com antecedência, por meio de faixas e painéis de mensagem variável (PMVs) nos locais de acesso aos túneis.

“O objetivo da medida é proporcionar um trânsito mais seguro, já que a fiscalização eletrônica comprovadamente ajuda a garantir o cumprimento das leis de trânsito, inclusive dos limites de velocidade”, explica o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram. “Os acidentes em túneis atualmente são causados, em grande parte, porque motoristas sabem que não há fiscalização e andam em alta velocidade”, acrescentou.

No ano de 2020, ainda serão instalados radares nos túneis Tribunal de Justiça (ambos os sentidos), 9 de Julho/ Daher Elias Cutait (ambos sentidos), Presidente Jânio Quadros (sentido Morumbi), Sebastião Camargo (sentido Itaim Bibi), Major Natanael/ Noite Ilustrada (sentido Dr. Arnaldo). A população também será comunicada com antecedência sobre a data de funcionamento destes dispositivos.

Prefeitura instala radares em quatro túneis da cidade de São Paulo 1
Foto: Reprodução – TV Globo

Redução de acidentes

O primeiro radar em túnel na cidade de São Paulo foi instalado em julho de 2018, no Túnel Ayrton Senna I (sentido da Marginal Pinheiros). Entre julho e dezembro do ano passado, após a instalação do radar, foi registrado apenas um acidente neste sentido. No mesmo período de 2017, foram dez acidentes.

A implantação dos equipamentos eletrônicos nos túneis está em conformidade com os princípios do Programa Vida Segura (plano de segurança viária que está sendo adotado por São Paulo), que por sua vez adota o conceito de Visão Zero, para o qual nenhuma morte é aceitável no trânsito.

Movimento pela Vida Segura no Trânsito

A Prefeitura de São Paulo está promovendo um movimento de conscientização sobre segurança viária, com o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 849 vítimas fatais no trânsito.

A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), tem como mensagem principal o slogan “Hoje Não. Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura.

Com informações da Prefeitura de São Paulo