SP: BuZum estreia o espetáculo 'O Grande Perigo' em Vargem Grande Paulista

SP: BuZum estreia o espetáculo 'O Grande Perigo' em Vargem Grande Paulista

4 de dezembro de 2019 0 Por revistadoonibus

VARGEM GRANDE PAULISTA – Com linguagem de teatro de bonecos, o BuZum! alcança muitas dimensões de público. Onde quer que passe, seja em escola pública, praças e parques o ônibus-teatro espalha a experiência de transmitir com entusiasmo uma arte teatral única. Com seu humor poético ilustra diversas histórias que ensinam crianças, adolescentes e adultos. Não à toa já ganhou diversos prêmios nesses seus nove anos de história.

E o BuZum! não para. Desta vez, o ônibus estaciona em Vargem Grande Paulista para a estreia do espetáculo “O Grande Perigo”. Uma história que mostra com detalhes os desafios que uma tartaruga enfrenta ao perceber a quantidade de perigos que é viver em um mar, refletindo os obstáculos que qualquer pessoa passa em sua vida.

A grande estreia acontecerá gratuitamente em sete sessões diárias, em Vargem Grande Paulista, durante uma semana, entre os dias 2 a 7 de dezembro, depois segue para outras cidades.

O espetáculo será apresentado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, ligado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (ProAC ICMS) e com o patrocínio do Bate Forte e levará gratuitamente o espetáculo “O Grande Perigo” para alertar sobre questões como preservação à natureza em um universo envolvente e lúdico.

Programação para 2019

O BuZum gira com a itinerância por cidades do Brasil. O roteiro completo de 2019 do BuZum! Está acontecendo com aproximadamente mais de 200 dias de apresentações, durante o ano inteiro, em oito estados, sendo eles São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.

A companhia apresentará quatro peças do longo roteiro que circulará pelo país. Os espetáculos são produzidos com exclusividade, presenteando as crianças com duas grandes estreias que mostram mundos mágicos e encantados. Regadas de mitos folclóricos, as histórias trazem a valorização da Cultura Popular Brasileira, Histórias Indígenas e temas que exercem reflexões sobre a natureza, através de aventuras que abrem a imaginação aos olhos dos pequenos apreciadores da arte.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o BuZum!, estimulará pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível em que os talentosos atores da companhia traduzem nas encenações. Além disso, os pequenos ainda levarão o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos, tanto aos alunos, quanto aos professores.

O projeto BuZUm! foi criado em 2010, quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, crianças e adolescentes que ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico. “As crianças gostaram muito do BuZum!, um espetáculo maravilhoso. Houve um aprendizado importante através das apresentações, além do material pedagógico que foi distribuído e ser muito agregador também”, afirma Joelma Santos, coordenadora Pedagógica da escola Maria da Conceição Oliveira Marcondes, em Tatuí/SP. “A peça do BuZum! foi um sucesso aqui em Avaré/SP, as crianças e as professoras adoraram”, cita Alexandra Príncipe, da Equipe da Secretaria Municipal da Educação de Avaré.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).