Recife: Protesto deixa ônibus parados na Zona Oeste da cidade

Recife: Protesto deixa ônibus parados na Zona Oeste da cidade

29 de novembro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

RECIFE – A manhã desta sexta-feira (29) foi de mais protesto no transporte do Recife. Diversos ônibus urbanos, acabaram sendo estacionados nas ruas José Bonifácio e Real da Torre, no bairro da Torre, na Zona Oeste da cidade. Segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), a mobilização começou por volta das 9h, interditando a faixa da direita da via. O trânsito era intenso no local.

Recife: Protesto deixa ônibus parados na Zona Oeste da cidade 1

O Grande Recife afirmou que o protesto impactou diretamente na operação das linhas 870 – TI Xambá/TI Largo da Paz, 914 – PE-15 Afogados e 2920 – TI Rio Doce/CDU. A operação foi retomada gradativamente.

A mobilização foi contra a dupla função dos motoristas e por melhorias no sistema de transporte, segundo o presidente eleito do Sindicato dos Rodoviários, Aldo Lima. O ato teria sido organizado pela comunidade da região e foi encerrado às 10h, segundo a CTTU.

Participantes do protesto levaram uma faixa contra a dupla função, em que motoristas ocupam também o cargo de cobrador nos coletivos. Eles pediram também o retorno dos cobradores aos coletivos.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) afirmou que não há linhas sem cobrador que passem pelo trecho do protesto desta sexta. Além disso, o Urbana informou que não foi procurado pelo presidente eleito para dialogar sobre a situação.

“Não houve demissões de cobradores motivadas pela alteração no procedimento de embarque. Ao contrário, os profissionais estão sendo capacitados e aproveitados em outras funções e que a mudança tem ocorrido com consentimento do órgão gestor, do próprio Sindicato dos Rodoviários, conforme convenção coletiva da categoria, e dos operadores”, disse ainda.

Com informações da Prefeitura do Recife e TV Globo