Acre: Estudantes organizam manifestação contra os assaltos em ônibus de Rio Branco

Acre: Estudantes organizam manifestação contra os assaltos em ônibus de Rio Branco

18 de novembro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO BRANCO – Com o aumento no número de assaltos nos ônibus urbanos que circulam pela cidade de Rio Branco, que só neste ano, teve o registro de mais de 100 arrastões registrados somente na capital, os estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Instituto Federal do Acre (Ifac) se unirão para protestar contra a onda de assaltos. Na próxima segunda-feira, 18, eles irão se reunir no Terminal de Integração da Ufac, às 17h.

Segundo o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufac, Richard Brilhante, os assaltos são rotineiros, sobretudo no período da noite. Na maioria das vezes, os crimes ocorrem no mesmo horário, local e na mesma linha de ônibus.

“A gente faz denúncias, a polícia se faz presente por um dia ou dois e depois desaparecem. A linha do Ifac, por exemplo, é uma das linhas que mais sofre assaltos. Semanalmente tem assaltos nos mesmos horários, mesmos locais e até pelas mesmas pessoas”.

Assim como relatado pelo estudante, na noite de quarta-feira, 13, o coletivo que faz a linha do Ifac sofreu mais um arrastão. Desta vez, o crime ocorreu nas proximidades do Horto Florestal.

Além de protestar contra a onda de assaltos, os estudantes pedem oferta de mais ônibus para as universidades, um ônibus que faça a linha Calafate/Terminal de Integração da Ufac, e plantões da guarda municipal nos terminais de integração.

Por outro lado, o presidente do sindicato dos Motoristas e Cobradores, Francisco Marinho, afirma que as empresas têm trabalho em parceria com as Polícias Militar e Civil para coibir esse tipo de ação criminosa.

“Temos que ter calma. Se fazer um protesto e for resolvido, estava ótimo. Mas pelo que estamos vendo, não resolve. Vamos continuar trabalhado em conjunto com as polícias e a imprensa”, disse Francisco Marinho.

Com informações da Gazeta do Acre e Diretório Central dos Estudantes (DCE)