ônibus Blog da Redação Cidades Fim de Ano Mercado São Paulo Tarifa Terminais Viajando de Ônibus

SP: Prefeitura de Jaboticabal anuncia ônibus com tarifa zero

JABOTICABAL – Parece até utopia, mas Jaboticabal (SP) está a um passo de tornar este texto em realidade. Inspirado em projetos europeus, o “Tarifa Zero” revolucionará o transporte público municipal com passagens de ônibus gratuitas, ampliação de itinerários e novos ônibus equipados com internet, câmeras de segurança e acessibilidade. O prefeito José Carlos Hori já prepara os últimos detalhes do documento que será enviado para aprovação na Câmara Municipal.

Com planejamento e uma gestão inovadora, Jaboticabal será a 15ª cidade do Brasil a aderir ao projeto. “Tivemos problemas no serviço da minha cidade. Telefonei para amigos e fui conhecer municípios em busca de uma solução. Conheci o modelo da França e de outros países europeus. Cheguei até o Tarifa Zero, que é fantástico. O empresário pagará menos, o funcionário terá transporte de graça e, ainda, receberá mais no final do mês, já que não será descontado 6% de seu salário. A população em geral também sai ganhando porque catraca em Jaboticabal será coisa do passado”, explica Hori.

Terminal Rodoviário de Jaboticabal

Neste projeto, as empresas economizam em média de 70% no valor pago em vale-transporte. “Com esse dinheiro elas podem contratar e gerar emprego em Jaboticabal. Os novos postos de trabalho geram renda para o trabalhador, que comprará no nosso comércio e fortalecerá a economia local”, informa o prefeito.

As despesas serão administradas pelo Fundo Municipal do Transporte. “O valor do vale-transporte dos funcionários será depositado pelas empresas de Jaboticabal, mas será menor, já que os ônibus serão alugados pela prefeitura e não teremos mais uma empresa”, explica o secretário de Planejamento, Paulo Polachini.

Quem vai bancar – O Fundo Municipal do Transporte receberá recursos do vale-transporte dos colaboradores, da propaganda nos ônibus e das passagens que a prefeitura já paga para os estudantes, deficientes e idosos. “Os ônibus serão alugados pela prefeitura e não será contratada uma Viação, ou seja, cortamos um custo enorme de administração de uma empresa, como o seu lucro, a manutenção de uma sede, funcionários, impostos, contas de energia, etc”, explica o secretário da Fazenda, Claudio Almeida.

Outras cidades – O programa já é realidade em vários países europeus – só na França 38 cidades já contam com tarifa zero. No Brasil, dos 5.570 municípios apenas 14 possuem o serviço. Jaboticabal será a 15ª do Brasil a adotar o modelo, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada.

Cronograma – O documento será encaminhado para votação na Câmara Municipal na semana que vem. Após autorização dos vereadores, a prefeitura já pode abrir o processo de licitação. O edital para a contratação da empresa já está quase pronto. Todo o trâmite deve levar cerca de 90 dias

Com informações da Prefeitura de Jaboticabal

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.