São Paulo tem alterações em diversas linhas de ônibus neste sábado

São Paulo tem alterações em diversas linhas de ônibus neste sábado

31 de outubro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – A SPTrans anunciou mudanças no funcionamento de seis de suas linhas de ônibus a partir deste sábado (2). As alterações incluem novas denominações, mudanças de itinerário, novos pontos de parada, redução de intervalo entre as partidas e ampliação no atendimento.

Na próxima semana, a partir de segunda-feira (4), mais mudanças entrarão em vigor.

Confira a seguir o que muda, como se planejar, e os motivos fornecidos pela SPTrans para as alterações:

Mudanças a partir de sábado (2)

Linha 172N/10 Shop. Center Norte – Metrô Belém terá mudança experimental de itinerário
Por um período experimental de 30 dias, a linha terá seu itinerário alterado no sentido Shopping Center Norte para atender aos usuários das estações Santana e Carandiru do Metrô. Durante a mudança, recomenda-se que os usuários que embarcam nos pontos das ruas Duarte deAzevedo, 62Voluntários da Pátria, 1.443e 1.099,  Pe. Ildefonso, 42e Av. Cruzeiro do Sul, 2.092, utilizem a linha 1730/10 Shop. Center Norte.

Se os resultados operacionais no período experimental forem satisfatórios, a alteração será mantida automaticamente.

Linha 513C/10 terá ponto final em São Mateus e intervalos menores
A linha irá atender até o bairro de São Mateus, com a denominação 513C/10 Vl. Califórnia – São Mateus, eterá o ponto final na Rua Hiperion, s/nº. As mudanças irão permitir a redução dos intervalos, aumentar o número de partidas,  tanto em dias úteis quanto aos fins de semana, e levar mais confiabilidade aos moradores do bairro de São Mateus, Zona Leste.

No pico da manhã, por exemplo, passará de 39 para 62 partidas no sentido ida e de 39 para 58 no sentido volta. No domingo, haverá 45 partidas no sentido ida, 15 a mais do que atualmente. Os passageiros interessados no trecho entre São Mateus e Itaquera terão como opção a linha 513C/31 Vl. Califórnia – E. T. Itaquera.

Linha 4053/10 será CPTM Guaianazes
Para proporcionar intervalos menores e melhorar o deslocamento dos moradores de Guaianases, Jardim São Paulo e imediações, a SPTrans muda o nome da linha 4053/10 para Guaianazes – CPTM Guaianazes.

A equipe técnica, por meio de pesquisa sobe e desce, detectou que 72% das pessoas que utilizam a linha desembarcam entre o ponto inicial e a estação CPTM Guaianases. A mudança beneficiará a maioria, uma vez que isso permitirá o aumento no número partidas e, como consequência, intervalos menores neste serviço.

Os demais usuários, que têm como interesse a estação CPTM José Bonifácio, poderão utilizar as linhas 3027/10 Shop. Aricanduva e 2770/10 CPTM José Bonifácio, para continuar o trajeto.

Linha 4114/10 Vl. Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II terá atendimento ampliado
A linha terá alteração de itinerário e aumento em duas viagens ao longo do dia, passando a atender os passageiros da linha 4114/31 Vl. Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II.

Para aqueles que embarcam nos pontos da linha 4114/31 Vl. Gumercindo – Term. Pq. D. Pedro II, na Av. Aclimação e na Rua José Getúlio, haverá novas opções para embarque e desembarque. Quatro banners serão instalados, um em cada parada, indicando qual o ponto mais próximo.


Mudanças a partir de segunda-feira (4)

Linhas da Zona Sul terão ponto alterado para atender ao Hospital Dia

A pedido da população, o ponto inicial da linha 6801/51 Jd. Ibirapuera – Term. João Dias e o ponto final da 6258/31 Jd. Sta. Margarida – Jd. Ibirapuera serão alterados para a calçada do hospital na Rua Monforte da Beira – Jd. São Luís. Desta forma, pacientes e funcionários do local poderão embarcar com segurança. Além disso, alterou-se o horário de uma das partidas da linha 6801/51 Jd Ibirapuera – Term. João Dias para 19h15, garantindo o embarque dos profissionais, uma vez que as atividades no local se encerram às 19 horas.

A mudança na localização dos pontos visa o conforto dos usuários uma vez que os pontos antigos eram sinalizados por totens e os novos abrigos terão coberturas, bancos e estão localizados na calçada do Hospital Dia – Rede Hora Certa, com isso, os usuários do Hospital não precisam mais fazer a travessia para acessar a parada de ônibus.

Quanto à operação da linha 6801/51 Jd. Ibirapuera – Term. João Dias,  houve aumento de duas partidas em cada sentido de viagem da linha. A seguir, os novos horários nos dias úteis:

  • no ponto inicial (Jd. Ibirapuera), no sentido centro, a primeira partida será às 6h e a última será às 19h45 (antes era às 19h30)
  • no ponto final (Term João Dias), sentido bairro, a primeira partida será às 6h25 (antes era 6h29) e a última às 20h15 (antes era às 20h).

O ponto da Rua Domênico Scarlatti, 351, será desativado e os passageiros poderão embarcar no novo ponto inicial, na Rua Monforte da Beira, s/nº (calçada do Hospital Dia – Rede Hora Certa).

Com informações da Prefeitura de São Paulo