Chile: Manifestação em Santiago reúne centenas de milhares e paralisa o transporte

SANTIAGO – O Clima de manifestação em Santiago, no Chile, vem crescendo cada vez mais. Na tarde desta sexta-feira (25), centenas de milhares de pessoas, se reuniram nas principais ruas centrais da capital chilena. Este é a maior manifestação desde o início dos protestos ocorridos nos últimos dias no país. De acordo com a imprensa Chilena, cerca de 820 mil pessoas marcaram presença na manifestação.

Foto: Pedro Ugarte/AFP – Reprodução de TV

O protesto seguiu pacífico. Imagens mostram os manifestantes vestidos de vermelho, uma das cores nacionais do Chile, e empunhando bandeiras do país. A manifestação tomou as principais ruas do centro de Santiago – que, inclusive, está sob toque de recolher a partir das 23h.

A prefeita da região metropolitana de Santiago, Karla Rubilar Barahona, publicou no Twitter um vídeo que dá uma dimensão do protesto e uma mensagem de apoio aos manifestantes. “A região metropolitana é protagonista de uma marcha pacífica com cerca de 1 milhões de pessoas que representam o sonho de um Chile novo, de forma transversal sem distinção”, escreveu.

“Nosso país precisa de mais diálogo e marchas pacíficas!”, completa a mensagem.

O transporte público ficou paralisado nesta tarde. Trens, ônibus e táxis, rodavam pela manhã com certa restrição há algumas áreas da Região Central de Santiago, com medo de manifestações mais violentas, como vinha ocorrendo nos últimos dias.

 Foto: Rodrigo Garrido/Reuters

Protestos no Chile

O Chile vive, há cerca de uma semana, uma onda de protestos por todo o país que começou com atos contra o aumento no preço da passagem do metrô. O reajuste foi suspenso, mas os manifestantes continuaram nas ruas.

Por causa de confrontos entre manifestantes e forças de segurança, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, decretou estado de emergência e, a partir de então, as principais cidades chilenas passaram a ter toques de recolher.

Ao menos 19 pessoas morreram desde semana passada devido a incêndios em estabelecimentos, atropelamentos e confrontos com forças de segurança.

No início da tarde desta sexta, a sede do Congresso do Chile, que fica na cidade de Valparaíso, foi esvaziado devido a tumulto do lado de fora do prédio. Além disso, caminhoneiros e motoristas de transporte público entraram em greve no país. Centenas de caminhões paralisaram as rodovias chilenas – e pessoas em carros ou motos de passeio também participaram das manifestações.

Com informações da TV Globo e Reuters

This post was last modified on 25 de outubro de 2019 19:31

Recent Posts

Rio: Ônibus da Viação Redentor pega fogo na Serra Grajaú

. RIO - Um ônibus urbano da Viação Redentor que opera a linha municipal 600 - Taquara x Saens Peña,…

1 mês ago

Serra: Feira dos Municípios terá linha de ônibus, diz Ceturb

. SERRA - A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo - Ceturb-ES, informa que…

1 mês ago

ES: Empresário morre atropelado por ônibus em Ecoporanga

. ECOPORANGA - O empresário, Anderson Ferreira, dono do Andim Supermercado, acabou morrendo, após ser atropelado nesta quarta-feira (22), por…

1 mês ago

Hashtag Tur incorpora Paradiso G8 1800 DD Volvo ex-Util

. SAQUAREMA - A empresa de turismo Hashtag Tur, que é conhecida por realizar viagens de turismo e fretamento no…

1 mês ago

RS: Sogal passa disponibilizar mais ônibus em Canoas

. CANOAS - Para atender parte da cidade Canoas, a empresa SOGAL, responsável pelo transporte municipal, passa ampliar nesta semana,…

1 mês ago

MPRJ aciona Viação Amparo por não cumprir horários

. MARICÁ - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ, informa que obteve junto a 1ª…

1 mês ago