ônibus Blog da Redação Cidades Estradas Internacional Trânsito Viajando de Ônibus

Estrada Bioceânica é fechada por manifestantes na Bolívia

SANTA CRUZ DE LA SIERRA – Um grupo de manifestantes fecharam a estrada Bioceânica, principal ligação entre a cidade de Corumbá, no interior do Estado de Mato Grosso e a cidade Boliviana de Santa Cruz de La Sierra. O motivo do fechamento da via é a suspeita de fraude eleitoral na Bolívia.

O bloqueio ocorreu próximo a Roboré, distante cerca de 250 km da fronteira com Corumbá. Ainda de forma pacifica, os manifestantes colocaram pedaços de galhos, pneus, troncos e até terra, para impedir o tráfego de veículos na estrada.

“A partir desta tarde, a estrada bioceânica que une a Chiquitania a Santa Cruz, San Ignacio-San Matías, San Ignacio-Brasil será bloqueada”, disse no final da manhã o presidente do Comitê Cívico, Cristian Méndez.

O chefe da missão da OEA, Manuel Gonzáles, afirmou que a alteração no resultado é inexplicável, modifica o destino das eleições e gera perda de confiança no processo eleitoral. “Pedimos à autoridade eleitoral para que defenda decididamente a vontade dos cidadãos bolivianos, com respeito à Constituição, de forma ágil e transparente.” Brasil, Argentina e Estados Unidos também expressaram preocupação com a interrupção da divulgação oficial de resultados.