Ponto de ônibus em Salvador ganha jardim suspenso

Ponto de ônibus em Salvador ganha jardim suspenso

21 de outubro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SALVADOR – Em meio ao corre-corre do cotidiano, em Salvador um ponto de ônibus vem chamando atenção por ter um jardim suspenso. O local que fica próximo da famosa igreja do Bonfim segue mostrando que é possível incentivar a sustentabilidade em grande centros urbanos.

Ponto de ônibus em Salvador ganha jardim suspenso 1
Foto: Reprodução de Internet

Aqueles que passarem pelo local vão se deparar com um ponto de ônibus com 125m² de teto verde!

Composta por grama e plantas de paisagismo, como samambaias, peperômias, lambaris, capelinhas e jiboias, a cobertura verde será mantida com a ajuda de irrigação automatizada, de acordo com a Prefeitura.

Benefícios do jardim suspenso

O jardim suspenso chega para embelezar e trazer mais qualidade de vida para os passageiros, uma vez que a área coberta reduz significantemente a temperatura abaixo do ponto de ônibus e contribui para o aumento da umidade, trazendo a sensação de frescor para aqueles que estão esperando o transporte coletivo.

De quebra, a iniciativa atrai polinizadores, como pássaros e abelhas, trazendo equilíbrio e prosperidade às plantas do jardim suspenso.

A ideia de cobrir o teto dos pontos de ônibus com vegetação surgiu na Holanda. Por lá, uma cidade resolveu implantar os chamados ‘telhados verdes’ em mais de 300 pontos de ônibus.

Na capital baiana, a primeira parada com teto verde foi construída em 2016.

Com informações da Prefeitura de Salvador e Razões para Acreditar