Santuário espera 170 mil para Dia da Padroeira em Aparecida

Santuário espera 170 mil para Dia da Padroeira em Aparecida

12 de outubro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

APARECIDA – O Santuário Nacional de Aparecida espera 170 mil pessoas para o Dia da Padroeira do Brasil, celebrado neste sábado, feriado nacional.

Ônibus de romeiros começaram a chegar nas primeiras horas da madrugada, lotando o pátio da Basílica. Às 7h, a entrada principal da cidade pela Via Dutra foi fechada pela Polícia Rodoviária Federal, em razão do excesso de veículos.

Dentro do Santuário, a sensação é de que a Basílica não está tão cheia assim, mas milhares de pessoas ainda devem chegar para a celebração solene da festa de Nossa Senhora Aparecida, às 9h. A missa será celebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

Segundo a assessoria de imprensa do Santuário Nacional, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cancelou a participação na missa solene. O motivo não foi informado.

O tema da festa deste ano é “Com Maria: escolhidos e enviados em missão”, com uma especial referência à Amazônia, em razão do sínodo que está sendo realizado no Vaticano sobre a floresta.

“A moral social da Igreja ensina que não é possível separar fé e vida. Fé é sempre em função da defesa da vida”, disse o padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional, sobre a inclusão da Amazônia no tema da festa.

“Amazônia é uma questão difícil para todos, não só para a Igreja, mas para os poderes públicos. Temos acompanhado a dificuldade do governo em resolver o problema dos incêndios”, completou.

Na parte da tarde, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve participar da missa das 16h, o que deve aumentar a quantidade de pessoas acompanhando a celebração.

No Santuário Nacional, as manifestações de fé de milhares de devotos podem ser acompanhadas em vários pontos, como a Sala das Velas, a passarela e no nicho da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no Rio Paraíba, por três pescadores, em 1717.

Com informações da Agência Brasil

Confira a cobertura completa do Especial Aparecida 2019