Rock in Rio: Ônibus Primeira Classe possuem goteiras e motoristas perdidos

Rock in Rio: Ônibus Primeira Classe possuem goteiras e motoristas perdidos

5 de outubro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – Além dos inúmeros problemas de atrasos e superlotações nos ônibus do BRT RIO, relatados por moradores e clientes do sistema como já mostramos aqui, eis que o transporte chamado de Primeira Classe, vem se tornando alvo de reclamações. Os passageiros do serviço VIP, reclamam de ônibus sem ar condicionado, má condução e desinformações dos motoristas, assim como goteiras nos ônibus.

A empresa responsável pelo transporte de primeira classe exclusivo no Rock in Rio 2019, pede desculpas devido aos transtornos, porém, declara que é “absolutamente compatível com a qualidade do serviço”. A passagem custa R$ 100, ida e volta.

Uma usuária, que não quis se identificar, conta que embarcou com sua família em um dos ônibus primeira classe após o show do Red Hot Chili Peppers, nesta quinta-feira, e se queixou da qualidade do atendimento: “Não tinha ar condicionado e estava com as janelas travadas. O motorista dirigia muito mal e não sabia onde deveria deixar os passageiros. Alguns foram pedindo para ficar pelo caminho, normal, mas o ponto final deveria ser o metrô da Siqueira Campos”.

Em nota, o consórcio Primeira Classe informa que os motoristas foram “especialmente treinados para cumprir os trajetos que levam ao evento. Entretanto, bloqueios e desvios de vias não programados têm sido feitos com frequência pelos operadores de trânsito, o que muitas vezes faz com que os motoristas tenham que seguir por rotas alternativas, que não estavam na programação dos GPSs dos veículos”.

Rock in Rio: Ônibus Primeira Classe possuem goteiras e motoristas perdidos 1
Foto: Reprodução de Rede Social

Custo x benefício

Nos três primeiros dias do evento, mais de 63 mil pessoas optaram pelo ônibus ‘primeira classe’ para ir ao festival, na Zona Oeste do Rio. Ao todo, mais de 200 mil clientes adquiriram o transporte.

“É um serviço caro. Quando contratei, os horários eram bem espaçados. No embarque, vi que havia ônibus de dez em dez minutos, comentei com o responsável, muito atencioso, que me explicou que a demanda foi muito grande. Ok, mas se não têm condições de cumprir com o prometido (ônibus de primeira classe) não podem aceitar mais clientes”, relata uma das compradoras.

Sobre os valores, a empresa esclarece que é “absolutamente compatível com a qualidade do serviço”. E ressalta que manteve os valores da última edição, em 2017.

Rock in Rio: Ônibus Primeira Classe possuem goteiras e motoristas perdidos 2
Foto: Reprodução de Internet

O principal canal de reclamação tem sido as redes sociais, mas o Procon RJ orienta que os clientes que se sintam lesados registrem formalmente as insatisfações junto ao órgão.

Com relação aos transtornos, a concesionária declarou que “lamenta eventuais transtornos causados a passageiros, e ressalta que já no embarque ou no desembarque os clientes podem fazer suas reclamações e sugestões diretamente com os operadores”.

Como proceder em caso de insatisfação

Um grupo de trabalho da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) especializado no atendimento aos turistas e grandes eventos à disposição do público do Rock in Rio até o próximo domingo, dia 6. Eventuais dúvidas ou reclamações relacionadas ao festival podem ser relatadas através dos telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289, pelo aplicativo “Procon RJ”, que está disponível em várias línguas (português, inglês, espanhol e francês), ou pelo e-mail procontur@procon.rj.gov.br.

Rock in Rio: Ônibus Primeira Classe possuem goteiras e motoristas perdidos 3
Foto: Reprodução de TV

Confira a nota do Consórcio Primeira Classe na íntegra:

1) O valor da tarifa é absolutamente compatível com a qualidade do serviço, que nesta edição do Rock in Rio que já contou com a confiança de aproximadamente 200 mil clientes. Vale destacar que o Primeira Classe foi o único meio de transporte a manter o mesmo valor, R$ 100, nas duas edições de Rock in Rio.

2) O serviço diferenciado começa com a possibilidade de compra por meio de aplicativo, oferecendo segurança e conforto aos passageiros desde o momento da aquisição das passagens. Os mais de 700 ônibus da frota são de padrão executivo, 100% deles equipados com ar-condicionado, e parte deles é equipada com banheiros – mesmo não estando previstos no contrato. Os veículos partem de pontos específicos e seguem direto, sem paradas, até o local do evento;

3) Com lugares previamente marcados, é o único meio de transporte que leva o passageiro até o interior da Cidade do Rock, sendo este um grande diferencial em relação à segurança e comodidade;

4) Em relação a erros de percurso, é importante destacar que mais de 700 motoristas foram especialmente treinados para cumprir os trajetos que levam ao evento. Entretanto, bloqueios e desvios de vias não programados têm sido feitos com frequência pelos operadores de trânsito, o que muitas vezes faz com que os motoristas tenham que seguir por rotas alternativas, que não estavam na programação dos GPSs dos veículos;

5) O Consórcio Primeira Classe lamenta eventuais transtornos causados a passageiros, e ressalta que já no embarque ou no desembarque os clientes podem fazer sus reclamações e sugestões diretamente com os operadores, que ficam no Terminal Primeira Classe ao longo de todo o evento. Além disso, podem utilizar o site http://transporteprimeiraclasse.com.br/contato/ e a página no Facebook (https://www.facebook.com/transporteprimeiraclasse) para registrar críticas e sugestões, que serão sempre bem-vindas.

Com informações da Prefeitura do Rio, Primeira Classe e Jornal Extra