Ônibus do Hemoes circula pelo Espírito Santo coletando sangue

Ônibus do Hemoes circula pelo Espírito Santo coletando sangue

4 de outubro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

VITÓRIA – Nos próximos dias, o ônibus de Coleta Externa do Hemocentro do Espírito Santo – Hemoes, estará fazendo visitas em quatro cidades do Estado neste mês de outubro. Além da doação de sangue, será realizado também o cadastro de medula óssea.

A doação, segundo a equipe do Hemoes, é rápida, não deixa o doador fraco e são retirados apenas 450 ml de sangue. Quando coletado, o sangue é separado em hemoglobina, plaquetas e hemácias, e pode salvar até três vidas. A doação é rápida, não deixa o indivíduo fraco e são retirados apenas 450 ml de sangue. 

“O sangue não tem substituto industrial, não tem como fabricar. O material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado”, comenta Melissa Bosi, hematologista. 

Ônibus do Hemoes circula pelo Espírito Santo coletando sangue 1

Programação 

A primeira parada será nessa sexta-feira (04) no município de Mimoso do Sul. O veículo estará na Rua Colina Araribóia, Centro, das 7h30 às 12h30.

Na próxima quarta-feira (09), será a vez de Vila Velha. A unidade ficará na Av. Jones dos Santos Neves, nº 5000, Itaparica, das 9h às 14h. Depois a unidade móvel do Hemoes seguirá para Guaçuí, na Rua Senador Atílio Vivácqua, 163, Centro, onde atenderá a população na sexta-feira (18), das 7h30 às 12h30.

Já no dia 23 de outubro, o ônibus estaciona na cidade de Cariacica. A população poderá realizar as doações das 8h30 às 13h30 na Av. Mario Gurgel, 2502, bairro Alto Lage.

Quem pode doar

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar documento original com foto.

Confira alguns mitos e verdades, explicados pela médica, que geram dúvidas na população quando o assunto é doação de sangue.

Com informações do Hemoes