Prefeitura do Rio realiza blitz para testar elevadores de ônibus

Prefeitura do Rio realiza blitz para testar elevadores de ônibus

26 de setembro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

RIO – Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia realizou a blitz Rio + Acessível nesta quarta-feira, 25, na Central do Brasil. Em parceria com a Secretaria de Transportes, equipes fiscalizaram ônibus para certificar o estado de conservação e o funcionamento de elevadores para cadeirantes. O objetivo da secretaria é tornar a blitz periódica, nos moldes da Lei Seca.

– A blitz não é só para fiscalizar. Nossa ideia é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de respeito aos direitos das pessoas com deficiência, principalmente no transporte público – explica o secretário da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, Marco San.

Durante a blitz foi feita panfletagem na Central para conscientizar a população sobre os direitos das pessoas com deficiência. A ação, destaca o secretário, tem um caráter muito mais educativo que punitivo:

– Sabemos que o equipamento é lento, mas a pessoa com deficiência também precisa do transporte público. Ela precisa trabalhar, ir ao tratamento médico, visitar alguém. A pessoa com deficiência é um cidadão com os mesmo direitos de qualquer um. Vamos reforçar a empatia – diz San.

Com informações da Prefeitura do Rio