ônibus Blog da Redação Ceará Cidades Nordeste Terminais Trânsito Viajando de Ônibus

Ônibus voltam circular com 100% da frota em Fortaleza

FORTALEZA – Desde as primeiras horas da noite desta quarta-feira (25), que o transporte coletivo de Fortaleza voltou a rodar com 100% da frota, como informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará – Sindiônibus. Os passageiros estavam sofrendo com a redução da frota reduzida devido à onda de ataques que ocorre no Ceará há seis dias.

Anúncios

O Estado do Ceará já contabilizou 67 ataques, na cidade de Fortaleza, na Região Metropolitana e também em municípios do interior. As ações de terror, orquestrada por bandidos de uma facção criminosa, começou no dia 20 de setembro.

Foto: Reprodução de Internet

De acordo com o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, a onda de violência é uma reação de detentos que querem a volta de “regalias” nos presídios do estado. Até o momento, a polícia capturou 63 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos.

O Sindiônibus informou que um esforço conjunto da Secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal, Etufor e Sindiônibus o transporte coletivo atendeu à população com 80% da sua capacidade operacional. Mesmo operando com a capacidade total, ainda serão necessários desvios de algumas rotas em regiões que ainda apresentam riscos à vida de passageiros e trabalhadores do setor de transporte, conforme o órgão.

Anúncios

Os veículos ainda saem escoltados por veículos policiais ou com policiais militares no interior do ônibus. Em pelo menos uma ocasião, policiais que estavam no ônibus impediram um ataque incendiário do veículo no Bairro Jóquei Clube.

“O apoio e a ação efetiva da Guarda Municipal e da Polícia Militar ainda serão preponderantes pela sua presença efetiva em toda a cidade e principalmente nos ônibus com a presença de policiais embarcados o que tem ajudado sobremaneira e proporcionado condições para que o transporte coletivo possa atender à população na sua necessidade de deslocamento”, comunicou.

Já o serviço de coleta de lixo domiciliar e especial também opera com suporte policial, mas sem prejuízos ao serviço. Segundo a Ecofor Ambiental, a coleta acontece regularmente.

Anúncios

Ataques, prisões e transferência

Desde sexta-feira (20), membros de uma facção criminosa realizaram pelo menos 67 ataques em 20 cidades do Ceará, seguindo ordens de chefes do bando criminoso de dentro de presídios. Dez detentos que comandaram o ataques serão levados a presídios federais, conforme a Secretaria da Segurança Pública.

Anúncios

Até esta quarta-feira, sexto dia da onda de violência, 63 pessoas foram presas. Pelo menos cinco pessoas se feriram nos ataques, incluindo um suspeito que tentou incendiar um veículo.

Com informações do Governo do Estado do Ceará e Tv Verde Mares