App do Uber terá integração  com serviços e dados do transporte público

App do Uber terá integração com serviços e dados do transporte público

26 de setembro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – Muito em breve, os brasileiros, deverão receber uma atualização no App do Uber, contendo uma nova integração com os serviços de dados do transporte público. A empresa apresentou nesta quinta-feira (26), em um evento global realizado nos Estados Unidos, a próxima geração do seu aplicativo e uma série de outras novidades. Nove países, inclusive o Brasil, receberão atualizações nas próximas semanas.

A próxima atualização do aplicativo, vai conseguir integrar os produtos e serviços da empresa (inclusive Uber Eats), já na tela inicial, para que o usuário possa escolher o que quiser fazer de maneira mais rápida. Assim,  o usuário poderá solicitar refeições, bicicletas e patinetes elétricos, e até acompanhar transporte público da sua respectiva cidade dentro do app.

O recurso de transporte público, inclusive, chegará no Brasil. A ferramenta, que já está disponível há alguns meses em  cidades como Londres, Sydney e Chicago, aparece nesta quinta-feira (26) para usuários de Paris, Cidade do México e São Francisco, e chegará em São Paulo e mais seis cidades nas próximas semanas.

O serviço mostra informações sobre linhas de ônibus, metrô ou trens direto no app, permitindo que o usuário compare as opções disponíveis. Há, ainda, instruções com passo a passo e itinerários em tempo real fornecidos por empresas especializadas.

Em Denver, nos Estados Unidos, a integração deu mais um passo e os usuários já podem comprar a passagem direto no app da Uber, sem ter de enfrentar filas ou precisar de dinheiro trocado antes de entrar no ônibus. Novidade que já era esperada.

“Em muitos casos, o transporte público pode ser a opção mais rápida e barata para se locomover. Por isso, vamos facilitar ainda mais essas viagens. Seja fornecendo informações no app, permitindo a compra de passagens ou firmando novas parcerias, queremos reduzir a dependência das pessoas de possuir um carro particular”, afirmou no evento David Reich, diretor global de Uber Transit.

Alerta de presença de ciclistas

A Uber também anunciou a chegada no Brasil de um novo recurso que busca aumentar segurança dos ciclistas nas ruas.

O objetivo é orientar quem está realizando uma viagem de Uber a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro no momento do embarque.

App do Uber terá integração com serviços e dados do transporte público 1

Além disso, se estiver em uma viagem que termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa, o aplicativo enviará uma notificação no final do percurso, avisando o usuário para que redobre a atenção ao sair do carro.

O novo recurso utiliza dados públicos de mapeamento para identificar onde existem ciclovias, ciclofaixas e ruas com tráfego compartilhado entre carros e bicicletas, e foi desenvolvido em parceria com especialistas em segurança viária e ciclomobilidade.

O projeto está sendo implementado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mas será aprimorado de acordo com a opinião de motoristas parceiros, usuários e ciclistas, diz a empresa.

Uber Eats sustentável

Ainda, outra novidade anunciada foi a expansão do recurso que permite aos usuários dispensarem o recebimento de talheres descartáveis, guardanapos e canudos nos pedidos realizados no Brasil e da América Latina.

A partir de outubro, a iniciativa será estendida para todos os empreendimentos cadastrados na plataforma, em todo o mundo.

Em paralelo, o Uber Eats anunciou também que vai implementar uma funcionalidade para que as pessoas com alergias ou restrições alimentares possam fazer pedidos de uma forma mais simples pelo app.

Com informações do Uber e Info Money