Acre Alagoas Amapá ônibus Bahia Blog da Redação Brasília Brasil Ceará Centro-Oeste Cidades Espírito Santo Goiás Internacional Manaus Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Mercado Minas Gerais Nordeste Norte Paraíba Paraná Pará Pernambuco Piauí Rio Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Sul Terminais Tocantins Trânsito Turismo Viajando de Ônibus

BlaBlaCar deve começar vender passagem de ônibus em 2020

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (24), a BlaBlaCar anunciou planos de adquirir a startup Busfor, líder na venda online de passagens de ônibus na Rússia, Ucrânia e outros países do leste europeu.

A aquisição permitirá que a companhia aumente sua atividade na região, que atualmente conta com mais de 300 milhões de habitantes.

Anúncios

Não foram divulgados os detalhes do acordo. Por outro lado, a BlaBlaCar cita que a finalização da transação depende de aprovação regulatória. A expectativa é que o acordo aconteça ainda neste ano.

A oferta de mobilidade de ônibus da BlaBlaCar é chamada de BlaBlaBus. O serviço está disponível na França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália. Este movimento acontece após a aquisição da startup Ouibus.

A empresa diz que esta combinação tende a criar um novo negócio, somando a base de usuários com a tecnologia de marketplace da BlaBlaCar e a tecnologia da Busfor.

Atualmente, a BlaBlaCar conta com 80 milhões de usuários no mundo todo, sendo mais de 25 milhões no leste europeu. São, também, 400 viações de ônibus parceiras e a Busfor tem mais de 7 mil operadoras de ônibus disponíveis na sua plataforma.

Anúncios

“Rede multimodal”

A ideia da BlaBlaCar é construir uma rede de transporte multimodal. Ou seja, além das caronas, as viagens de ônibus em uma única plataforma se dão por um movimento natural que segue a demanda dos passageiros.

Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar, diz que a empresa está animada para unir forças com a Busfor. “Ao crescer uma oferta multimodal e acelerar a transição do offline pro online, conseguimos servir melhor as operadoras de ônibus e os passageiros, além de otimizar a mobilidade de longa distância”, afirma o executivo.

Anúncios

Já Ilya Ekushevskiy, fundador e CEO da Busfor, afirma que sua empresa “desenvolveu uma tecnologia top de linha e foi a primeira a disponibilizar a venda de passagem de ônibus online em escala na região” do leste europeu.

Ekushevskiy cita ainda que o “próximo objetivo conjunto é criar sinergias” e que está “muito empolgado pelas infinitas possibilidades.”

Expansão para o Brasil

Hoje, o Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma. São mais de 5 milhões de usuários por aqui. Os dois primeiros são Rússia e França.

Anúncios

Segundo o anúncio, a BlaBlaCar também pretende vender passagens de ônibus nos próximos meses em seu aplicativo. Desta forma, a empresa consegue concentrar o seu volume de usuários e oferecer mais ofertas num único lugar.

A monetização dessa modalidade funcionaria com base em comissões das viações de transporte regular de passageiros. A empresa espera fazer novas parcerias para implementar o projeto.