Acre Alagoas Amapá ônibus Bahia Blog da Redação Brasília Brasil Ceará Centro-Oeste Cidades Espírito Santo Estradas Fiscalização Goiás Manaus Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Mercado Minas Gerais Nordeste Norte Paraíba Paraná Pará Pernambuco Piauí Rio Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Sul Tocantins Trânsito

Brasil se mobiliza para a Semana Nacional do Trânsito 2019

BRASÍLIA – Começou nesta quarta-feira (18), em todo o país, a Semana Nacional do Trânsito, celebrada até o próximo dia 25 de setembro. A iniciativa tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana será celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público – federal, estadual e municipal.

Anúncios

O tema “No trânsito, dê sentido à vida” segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros. Neste ano, o foco das mobilizações está nos mais vulneráveis no trânsito: pedestres, ciclistas e motociclistas. A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019.

Anúncios

Ela começou em maio deste ano e seguirá até abril de 2020. A primeira grande ação aconteceu em maio, quando o Brasil inteiro se mobilizou para promover o Maio Amarelo. Em junho, as campanhas valorizaram as faixas para pedestres e o sinal de vida. Em julho, as iniciativas foram voltadas para a prevenção durante o período das férias escolares, e em agosto, o objetivo foi educar sobre o uso do celular por pedestres, ciclistas e de condutores. No último dia 12, o Denatran lançou a Campanha Nacional do Trânsito, que ao longo de todo o ano, será veiculada por meio de outdoors, bussdoors, cartazes e redes sociais com temas específicos para chamar a atenção da sociedade sobre o assunto.

Com informações do Dnit e Ministério dos Transportes