Ônibus de São Paulo aceitarão cartão de crédito e débito

Ônibus de São Paulo aceitarão cartão de crédito e débito

12 de setembro de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – Começa neste próximo sábado (14), o uso do cartão de crédito, débito e pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard, e os cartões que possuem a tecnologia de pagamento por aproximação, conhecia como NFC, para o pagamento da tarifa em 200 ônibus da cidade de São Paulo.

O objetivo da novidade que já é utilizada no Rio de janeiro, como mostramos há algumas semanas aqui, é facilitar a vida do passageiros que não precisará mais sacar dinheiro e nem enfrentar fila para recarregar o bilhete único. A iniciativa é da Visa e Mastercard, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e as empresas de ônibus.

Basta aproximar o cartão em um dos validadores sinalizados e o valor da passagem será debitado diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas.

Ônibus de São Paulo aceitarão cartão de crédito e débito 1

O projeto piloto terá duração de três meses e será feito em veículos de 12 linhas – o valor do investimento não foi informado. Para facilitar a identificação dos ônibus que possuem os terminais de NFC, serão colados adesivos nas portas com o símbolo do pagamento por aproximação (quatro ondinhas).

De acordo com dados da Visa, os pagamentos por aproximação fora dos Estados Unidos já respondem por 50% das transações presenciais. Há dois anos, não chegavam a 30%.

Com o anúncio que será feito nesta quinta-feira (12), São Paulo se une a cidades do mundo todo que já oferecem a alternativa para os usuários de transporte público. Entre elas, está o Rio de Janeiro que, em abril, instalou a tecnologia NFC nas 41 estações do metrô, e seu uso vem crescendo quase 60% mensalmente.

“Fizemos um levantamento que mostra que 94% dos clientes que pagam por aproximação no Rio se tornam usuários habituais”, afirma Fernando Teles, diretor-geral da Visa no Brasil. O executivo acrescenta que, para os operadores, esse sistema também traz benefícios ao ajudar a mensurar o fluxo de pessoas e os trajetos mais percorridos. “Esse é só o começo. A ideia é que todos os modais possam ser pagos com cartões.”

A expectativa é que, em breve, Elo e Amex também venham a ser aceitos nos ônibus.

Terra da garoa e do NFC

De acordo com dados da Visa Consulting & Analytics, São Paulo é a cidade com maior uso da solução NFC em todo o país. Esse número cresceu mais de 600% se comparado ao ano passado.

Os segmentos em São Paulo com maior número de transações por aproximação são restaurantes, padarias e supermercados, o que indica que o consumidor utiliza a tecnologia em compras recorrentes.

Com informações da Prefeitura de São Paulo, Exame e Agências