BRT Transcarioca deve ser entregue pela Prefeitura do Rio no final do ano

RIO – As obras do corredor expresso BRT TransBrasil, que vem se arrastando desde novembro de 2014, deve ser entregue pela Prefeitura do Rio em no máximo dois meses. A informação é do coordenador de planejamento da Secretaria Municipal de Transporte – SMTR, Eloir Faria, nesta última segunda-feira.

Anúncios

O anuncio se deu durante audiência pública com integrantes da Comissão de Transportes e Especial de Governança da Região Metropolitana da Assembléia Legislativa do Rio – ALERJ.

De acordo com Eloir Faria, as pistas por onde deverão circular os ônibus BRT, já estão prontas. Porém, em pelo menos sete quilômetros, do corredor expresso, ainda necessitam de melhorias, já que não há sinal de obras.

— Nós vamos acabar com os congestionamentos na Avenida Brasil a partir do fim dessas obras. Até o sistema ser implementado por completo, a pista continuará sendo usada como está atualmente — prometeu Faria, explicando que as pistas continuarão funcionando como seletivas, ou seja recebendo ônibus comuns, até a conclusão dos terminais, previstos para até agosto de 2020.

Anúncios

Durante a audiência, Eloir Faria acabou afirmando que a conclusão das obras é para dezembro deste ano, ou seja, em três meses, e não em dois meses como havia afirmado anteriormente.

Eloir Faria disse, também na audiência pública, que para colocar o sistema em funcionamento, a prefeitura pretende elaborar um plano operacional, avaliando os impactos orçamentários. Para isso, levará em conta tarifas e integrações com os diferentes modais, bem como as mudanças pelas quais a cidade passou desde o início das obras, quando havia uma previsão de que a demanda do corredor atingiria 56 mil passageiros por hora no horário de pico. Hoje, segundo ele, essa expectativa caiu 60%.

Com informações da Prefeitura do Rio, Extra e Alerj

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.