ônibus Blog da Redação Cidades Justiça Mercado Rio Terminais Trânsito Turismo Viajando de Ônibus

Buser ganha autorização da Justiça Federal para operar no Rio de janeiro

RIO – Após a batalha judicial entre a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros – Abrati e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipais do RJ contra o Buser, a briga ganhou um novo capítulo. A Justiça Federal do Rio de Janeiro, acaba de conceder decisões a favor da Buser, conhecido como App do ônibus, como informa a coluna do Lauro Jardim, em O Globo.

Anúncios

O buser que oferece viagens em ônibus fretados com descontos, passa com isso, ter atuação no mercado fluminense, agora com respaldo judicial. Uma péssima notícia para as empresas de ônibus que operam linhas interestaduais que saem do Rio de Janeiro e que vem perdendo passageiros para a nova modalidade de transporte que oferece passagem mais baratas, ônibus bem mais confortáveis e atendimento diferenciado.

Em uma das ações movidas pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, o juiz Mauro Braga destacou que a proibição do funcionamento da Buser é inconstitucional por violar princípios da livre iniciativa e livre concorrência.

Anúncios

No outro caso, a Justiça indeferiu requerimento do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipais do RJ, que buscava a proibição do funcionamento do app em razão dos fretamentos não acontecerem na modalidade “circuito fechado”, ou seja, sem que os passageiros dos dois trechos sejam os mesmos.

Com informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e O Globo