ônibus Bahia Blog da Redação Cidades Fiscalização Justiça Nordeste Trânsito Turismo Vídeo Bus Viajando de Ônibus

Ônibus da Viação Falcão Real pega fogo na Bahia

SALVADOR – Um ônibus da Viação Falcão Real modelo Comil Campione 3.45L equipado com chassi Scania, acabou pegando fogo na tarde desta sexta-feira (6). O fato ocorreu na cidade de Carnaíba, no interior da Bahia. O veículo seguia para Salvador.

De acordo com informações com moradores locais, não houve feridos. A Viação Falcão Real, que pertence ao grupo São Luiz, opera linhas ligando Jacobina x Senhor do Bonfim, Senhor do Bonfim x Campo Formoso entre outros destinos.

A empresa vem operando linhas sem contrato. O descredenciamento das empresas na região, ocorreu após inúmeras reclamações dos clientes, seguida de série de problemas em sua frota e atendimento. Como a empresa não conseguiu cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta, acabou perdendo a concessão.

Ainda sem licitação no trecho das 36 linhas que atende a região, a Viação São Luiz e Viação Falcão Real, seguem operando linhas diariamente, mesmo sem o credenciamento da agência reguladora.

A  Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia – AGERBA,  suspendeu na última terça-feira (3), o processo de licitação que ocorreria em Salvador, para que outras empresas pudesse passar operar nos trechos, mais uma liminar na Justiça, impede a realização da licitação que já teve outras datas adiadas.

Sobre a licitação das linhas

A licitação estava marcada para o último dia 29 de julho, como mostramos aqui. Depois, uma nova data foi marcada para 16 de agosto e agora uma nova data foi agendada, e se tudo correr bem, dia 3 de setembro, finalmente o processo de licitação acontece.

Agerba dividiu as linhas intermunicipais em dois lotes, como mostramos a lista mais abaixo. Os veículos que entrarão para prestar o serviço, precisam ser do modelo rodoviário, de acordo com as condições características e quantitativos constantes exigidos nos anexos do edital. 

A extinção dos contratos das empresas de transporte foi publicada no Diário Oficial do dia 12 de junho. De acordo com a Agerba, a revogação das concessões ocorreu por conta de problemas como o não cumprimentos de Termos de Ajustamento de Conduta e atrasos de licenciamentos. Ainda segundo a agência, a medida foi tomada para “atender a uma orientação jurídica da Procuradoria Geral do Estado”. As empresas estavam circulando sem cobertura contratual.

O resultado da licitação pode encerrar a trajetória de 72 anos das empresas São Luiz e Falcão Real em atuação no transporte baiano de passageiros, iniciada em 1947 pelo pioneiro Feliciano Ângelo da Silva.

Veja a divisão das linhas que vão ser licitadas

Lote 1 – Área de Operação de Juazeiro:

Salvador x Juazeiro via Capim Grosso
Salvador x Juazeiro via BR-116
Salvador x Campo Formoso
Salvador x Senhor do Bonfim
Salvador x Pilar
Juazeiro x Miguel Calmon via Capim Grosso
Juazeiro x Feira de SantanaJuazeiro x Curaçá
Juazeiro x Canudos via Pinhões
Juazeiro x Uauá via Pilar
Juazeiro x Lagoa do Pires
Senhor do Bonfim x Ponto Novo
Senhor do Bonfim x Andorinha
Senhor do Bonfim x Campo Formoso

Lote 2 – Área de Operação de Jacobina:

alvador x Jacobina
Salvador x Miguel Calmon via Capim Grosso
Salvador x Várzea Nova via Jacobina
Salvador x Caldeirão Grande
Salvador x Pindobaçu
Jacobina x Itaberaba via Piritiba
Jacobina x Umburanas via Ourolândia
Jacobina x Várzea do Poço
Jacobina x Lagoa do 33
Jacobina x Amargosa via Milagres
Jacobina x Capim Grosso
Jacobina x Senhor do Bonfim via Saúde
Jacobina x Senhor do Bonfim via Caldeirão Grande
Jacobina x Baixa Grande via Mairi
Jacobina x Morro do Chapéu
Jacobina x Tapiramutã via Miguel Calmon
Jacobina x Feira de Santana