Curitiba registrou 2 arrastões em ônibus por dia no segundo semestre de 2019

Curitiba registrou 2 arrastões em ônibus por dia no segundo semestre de 2019

16 de agosto de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

CURITIBA – As viagens de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana não vem sendo tranquilas, como deveriam. A informação é do site Banda B que afirma que os assaltos a ônibus estão cada vez mais frequentes. Só no primeiro semestre deste ano, mais de dois arrastões, teriam ocorridos na capital e em cidades do entorno, como informou o site.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana – Sindimoc, não contestou os argumentos do site, mas alegou que o número ainda continua alto, e salienta que o roubo de pertences dos passageiros tem ultrapassado o ‘roubo tradicional’, quando o assaltante leva o dinheiro das gavetas dos cobradores.

Curitiba registrou 2 arrastões em ônibus por dia no segundo semestre de 2019 1

“A modalidade do arrastão tem sido a maior preferência dos criminosos, uma vez que o valor dos bens dos passageiros, invariavelmente, supera em muito os valores nas registradoras. Há casos de arrastões em que o criminoso sequer chega no cobrador, fixando-se apenas em joias, celulares e demais pertences dos usuários do coletivo”, informa o Sindicato.

Operações

O Diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso, afirma que extensas medidas tem sido realizadas pela corporação para coibir a ação dos ladrões.“Fizemos várias operações, desde janeiro até agora, nos eixos com mais roubos dentro de ônibus, em sua maioria de furtos de carteira e celular”, explicou ao site Banda B.

Odgar também exemplificou como funcionam essas revistas. “Estamos definindo algumas linhas prioritárias. Levamos nossas equipes com cães e realizamos abordagens, parando o ônibus por alguns minutos, fazendo um trabalho preventivo, para a segurança da população e isso tem dado retorno”, contou.

Curitiba registrou 2 arrastões em ônibus por dia no segundo semestre de 2019 2

Prevenção

A Guarda Municipal pede ajuda à população para que casos como o da adolescente que foi abusada por um funcionário público, no interior da linha de ônibus Vila Sandra, em Curitiba, no começo do mês, não se repitam. “É muito importante o envolvimento da população, pois a Guarda e a PM não estão em todos os lugares. Pedimos que liguem para o 153 ou até para o 190 para que mandemos uma viatura ou moto para o local da ocorrência”, acrescentou.

Com informações do Banda B, Sindimoc e Polícia Militar