Prefeitura de Porto Alegre lança app com horários de ônibus conectados ao GPS

Prefeitura de Porto Alegre lança app com horários de ônibus conectados ao GPS

14 de agosto de 2019 Off Por revistadoonibus

PORTO ALEGRE – A prefeitura apresenta, às 11h desta quarta-feira, 14, o sistema de localização por serviço de posicionamento global (GPS) em 100% da frota de ônibus de Porto Alegre. O evento ocorre na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico.

O sistema de localização por GPS é uma das funcionalidades mais esperadas do Decreto Municipal 19.836/2017, que estabelece prazos e critérios gerais no Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus, e do programa de priorização do transporte coletivo da Prefeitura de Porto Alegre. 

A tecnologia, que aumenta a eficiência no transporte urbano, permite aos cidadãos acompanhar em tempo real, através de aplicativo para o celular, a localização dos veículos nas linhas que desejam utilizar. Também dá às empresas de ônibus e ao órgão gestor o poder de gerenciar e monitorar pela internet toda a frota em operação, possibilitando a prestação de um serviço de melhor qualidade aos usuários do transporte coletivo.

O aplicativo foi desenvolvido por intermédio da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), sob gestão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O aplicativo será o Tri Porto Alegre, que atualmente já está disponível e oferece funcionalidades relacionadas ao cartão Tri. Pelo app, o usuário poderá monitorar em tempo real em quanto tempo a linha desejada passará em uma parada e quais linhas passam em determinado ponto.

No aplicativo, o passageiro também poderá consultar características do veículo, como saber se o ônibus possui acessibilidade.

Foto: Reprodução de Internet

Quem ainda não possui o aplicativo Tri Porto Alegre, poderá baixá-lo nas lojas dos smartphones, Apple Store e Play Store.

Com informações da Prefeitura de Porto Alegre