Cresce o número de assaltos a ônibus no Espírito Santo

Cresce o número de assaltos a ônibus no Espírito Santo

14 de agosto de 2019 Off Por revistadoonibus

VITÓRIA – É preocupante os dados da segurança pública do Espírito Santo, divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp), onde mostra que o estado teve 33 assaltos a coletivos no mês de julho. De janeiro a julho, foram registrados 232 ocorrências de assalto. O índice mais alto foi registrado no mês de abril, com 44 assaltos. A média mensal é de 33 assaltos.

De acordo com a Sesp, o alvo dos bandidos, são os coletivos que circulam na Grande Vitória. O levantamento do deputado estadual, Danilo Bahiense (PSL), que preside a Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativo, mostra que a região vive um momento crítico.

Porém, também há registros de ocorrências em outras regiões, como Linhares, Cachoeiro, Fundão, Sooretama, entre outros. Na tentativa de reverter o quadro de insegurança, o deputado requereu a abertura da Frente Parlamentar de Combate à Violência nos Transporte Coletivos, que foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14).

A Frente Parlamentar tem a programação de circular por pontos de ônibus, ônibus, terminais e discutir o tema junto aos passageiros, rodoviários e a suas entidades sindicais. O deputado acrescentou que ainda há outros delitos, como abuso sexual dentro dos ônibus, que estarão em pauta.

“Conversando com quem é usuário e com quem trabalha com o transporte coletivo, certamente chegaremos a indicações e propostas boas para toda a sociedade. Certamente haverá indicações, tanto ao Estado quanto aos municípios, que servirão para mostrar quais são os pontos mais mal iluminados e que viram alvos de atuação para os bandidos, gargalos dos terminais, as vias em que mais ocorrem os ataques. São informações importantes para embasar o nosso trabalho”, disse o deputado.

Também serão convidados para o debate a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES), o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), as Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado da Segurança Pública e outros. 

Ocorrências de assaltos por mês

Janeiro: 30

Fevereiro: 26

Março: 34

Abril: 44

Maio: 39

Junho: 26

Julho: 33

Com informações da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Folha de Vitória