Acre: ônibus tomba na BR-364 deixando 14 feridos

Acre: ônibus tomba na BR-364 deixando 14 feridos

12 de agosto de 2019 Off Por revistadoonibus

RIO BRANCO – Um ônibus fretado que transportava três equipes de basquete, sendo duas equipes do Colégio Acreano, de Rio Branco e mais uma da Escola Divina Providência, da cidade de Xapuri, no interior do Acre, acabou tombando no início da noite desta segunda-feira (12).

O acidente de acordo com o Corpo de Bombeiros aconteceu próximo do Rio Liberdade na BR-364, há 110 km da cidade de Cruzeiro do Sul, também no interior do Estado do Acre.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou três ambulâncias para o local, sendo uma com suporte avançado. Os feridos são levados para o Hospital do Juruá.

Foto: Reprodução de Rede Social – Facebook

Diversos alunos, acabaram pegando carona em ônibus que passavam pela rodovia e tinha como destino a cidade para Cruzeiro do Sul e foram encaminhados ao Pronto Socorro da cidade.

Até às 20h40 não havia confirmação do Instituto Médico legal sobre a morte de uma estudante que teria 14 anos, como foi noticiado anteriormente, assim informou nesta noite de segunda-feira (12), o AC Jornal.

A estudante Josiele Kalinne, que estava no ônibus, fez o seguinte relato:

“Não lembro de muita coisa, devido ao impacto, que foi muito forte. Minha mãe pediu que motorista prestar atenção. Depois disso, eu só lembro que a gente começou a bolar pelo chão. Ninguém foi a óbito não. É mentira o que estão falando. Tinha uma menina presa nas ferragens mas ela foi retirada e levada para o pronto socorro”, declarou.

‘Minha mãe falou: presta atenção, motorista’, diz aluna

Ainda desorientada com a batida, a adolescente Jociely Taline, estudante do Colégio Acreano, conversou com a equipe da Rede Amazônica no Pronto Socorro de Cruzeiro do Sul.

Ela conta que lembra pouco do acidente, mas que minutos antes escutou um chiado, depois o ônibus bateu no meio-fio e começou a girar. Segundo ela, o ônibus tombou para o lado esquerdo.

“O que lembro é que minha mãe, que estava como representante do colégio, falou: presta atenção, motorista! Presta atenção’. O carro capotou, não lembro se deu mais de uma volta, ou se, só tombou pro lado”, confirmou.

Treinador que testemunhou acidente que matou estudante conta como aconteceu

Lucas de Oliveira Ferreira, treinador da equipe de Xapuri, foi uma dos 14 pessoas atendidas no Pronto Socorro de Cruzeiro do Sul no início da noite desta segunda-feira (12).

Ele era um dos ocupantes do ônibus que levava para Cruzeiro do Sul as delegações de Rio Branco e Xapuri, que iriam disputar a fase estadual dos Jogos Escolares no Juruá.

Oliveira é treinador da equipe xapuriense. Ele disse que a provável causa do acidente, foi uma distração do motorista.

“Quem estava na parte da frente disse que ele foi pegar um iogurte que estava numa geleira ao lado dele, e entrou na contramão, perdeu o controle da direção e tombou. Ocorreu muito rápido, não deu pra pensar na hora. Virou, assim que eu saí, já vi que eu estava bem e voltei pra ajudar o pessoal. Dos meninos de Xapuri estamos todos bem, mas as meninas do Acreano se machucaram, inclusive uma ficou presa nas ferragens”, contou ele.

Competição

O presidente da Federação de Basquete do Acre e coordenador da modalidade, Atevaldo Santana, explicou que tinham 33 pessoas dentro do ônibus, sendo um professor de educação física de cada colégio, um representante do Departamento Estadual de Esporte do Acre e o motorista.

“Geralmente sou eu que dirijo o ônibus, mas hoje foi um motorista oficial do estado. O que sabemos é que a informação é de apenas uma vítima fatal, mas não sei se é uma menina ou menino. É um ônibus oficial do estado, não estava com lotação”, reforçou.

Santana contou que ainda não se sabe como o acidente ocorreu. Os demais alunos teriam sofrido ferimentos leves.

“Tem menina de 12 a 14 anos do Colégio Acreano, menino de 15 a 17 também de lá, e da Divina Providência de Xapuri são alunos de 12 a 14 anos”, concluiu.

Morte é confirmada no acidente

Foto: Reprodução de Rede Social – Facebook

De acordo com a Agência Acre de Notícias, a estudante do Colégio Acreano identificada como K. P. da S., de 15 anos, é o nome da adolescente que morreu no acidente nesta segunda-feira.

A informação foi confirma por volta de 21h, pelo coordenador de esportes no Juruá, Adelcimar Carvalho. Ele disse que os peritos dos IML que se deslocaram de Cruzeiro do Sul até o local do acidente, informaram que o corpo da jovem fico preso nas ferragens e ela morreu no local. Tal informação foi preservada em respeito a família.

Com informações da Rede Amazônica e Agência Acre de Notícias