PR: São José dos Pinhais e Piraquara terão nova linha integradora

PR: São José dos Pinhais e Piraquara terão nova linha integradora

25 de julho de 2019 Off Por revistadoonibus

CURITIBA – Atendendo a um pedido histórico da população, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná (SEDU), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), a Prefeitura de Piraquara e a Prefeitura de São José dos Pinhais, formaram, na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de trabalho que irá estudar a implementação de uma nova linha de ônibus entre Piraquara e São José dos Pinhais. O novo atendimento, busca suprir uma demanda reprimida de moradores do município de Piraquara que diariamente vão até o município vizinho para trabalhar e/ou estudar.

Segundo o prefeito de Piraquara, Marcus Maurício: “Piraquara é município sede da maior represa de abastecimento da região e, por consequência disso, temos grande parte do nosso território em áreas de preservação. Isso cria uma série de restrições e impeditivos para a instalação de indústrias e empresas, e faz com que muitos tenham que trabalhar e estudar em municípios vizinhos. Esta linha, com certeza, será uma importante conexão entre Piraquara e São José dos Pinhais, trazendo mais agilidade e conforto para o deslocamento destas pessoas”.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, falou sobre os investimentos realizados nos dois municípios desde o início desta gestão e destacou a nova linha como mais um impulsionador para o desenvolvimento da região. “Somente neste ano já entregamos a revitalização da Estrada Municipal Nova Tirol, quando inclusive anunciamos mais R$ 3,3 milhões para pavimentação de vias no município e, agora em junho, outros R$ 27 milhões em obras para São José dos Pinhais. São investimentos importantes e que estão transformando a realidade destes municípios. Com esta nova linha, vamos trazer novas possibilidades, novas conexões e, com certeza, faremos a diferença na vida destas pessoas”.

Para que a nova linha passe a operar, será necessário uma adequação no sistema de recarga dos cartões, além de mudanças na plataforma do terminal Afonso Pena, o que só será possível graças a colaboração do município de São José dos Pinhais. O secretario de Transporte e Trânsito Fabrício Tambolo, destacou o clima de cooperação entre os municípios e Estado no desenvolvimento do projeto. “Recebemos esta demanda da Comec reconhecendo a importância deste projeto para a comunidade. Temos total interesse em contribuir e tornar esta integração uma realidade”.

Segundo o presidente da Comec Gilson Santos, “este é um projeto que vem sendo estudado desde o início do ano e que demonstra, mais uma vez, o comprometimento desta gestão, em especial do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, com a melhoria do Transporte Coletivo na Região Metropolitana de Curitiba. Sem esquecer, é claro, da importante colaboração dos dois municípios para o desenvolvimento e implementação deste projeto”.

Segundo o Diretor de Transporte da Comec Willian Correa, enquanto as adequações necessárias no terminal Afonso Pena são realizadas, a Comec irá estudar, junto com as empresas operadoras do sistema, os horários e itinerários da nova linha. “Esperamos que até o final do mês de agosto, tudo esteja pronto para que a nova linha entre em operação”, destacou.

Com informações da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba