Novo sistema de transporte coletivo é apresentado em Rio Branco

Novo sistema de transporte coletivo é apresentado em Rio Branco

24 de julho de 2019 Off Por revistadoonibus

RIO BRANCO – O novo sistema de transporte público da Regional Tucumã, em Rio Branco passa por mudanças. Na tarde desta terça-feira (23), foram apresentados a população e a imprensa os novos e modernos ônibus do sistema BRT.

A Prefeitura de Rio Branco informou que o novo sistema vai agilizar ainda mais o transporte de passageiros. Batizados de tronco-alimentador, as linhas seguem dos bairros para o Terminal do Tucumã e de lá novos veículos, articulados, com maior capacidade de passageiros, seguem para o Terminal Central.

Com a mudança, as linhas Custódio Freire/Aeroporto, Tucumã/Rui Lino e Jorge Kalume/Distrito Industrial passam a operar exclusivamente entre os bairros e o Terminal Tucumã e deixam de fazer o trajeto até o centro. Já as linhas Universitário, Fundhacre, Ifac/Universidades e Ufac/Rodoviária permanecem inalteradas.

São seis ônibus articulados do modelo Viale BRT com chassi Volvo B340M, equipados com ar condicionado, tv’s e capacidade para transportar 160 pessoas que vão fazer o percurso entre o Terminal Tucumã e o Terminal Central. A expectativa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito  – RBTrans, é que o tempo de espera na linha troncal seja de apenas 15 minutos.

“Nosso objetivo principal é melhorar o conforto, a segurança dos passageiros, garantir menor tempo de espera das pessoas nas paradas de ônibus e melhorar o trânsito no centro da cidade, pois vai diminuir a quantidade de ônibus que vão circular até o terminal central”, destacou a prefeita Socorro Neri.

O novo sistema ganhará ainda duas novas linhas: circular Ufac, com ônibus que vão circular exclusivamente dentro do campus universitário até o Terminal de Integração do Tucumã, e a linha Ipê, que vai atender os estudantes do Hospital Veterinário da Ufac e moradores e trabalhadores do Condomínio Ipê. Também no mesmo esquema de linha alimentadora do Terminal Tucumã.

Os ônibus articulados são usados e foram adquiridos da Viação Santa Maria do Rio de Janeiro pela empresa de Transportes São Judas Tadeu.

Com informações da Prefeitura de Rio Branco