SP: São Bernardo do Campo abrirá edital de ônibus no mês de agosto

SP: São Bernardo do Campo abrirá edital de ônibus no mês de agosto

23 de julho de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO BERNARDO DO CAMPO – A Prefeitura de São Bernardo abre no dia 16 de agosto o edital para a concessão do transporte público municipal. A previsão é de que a nova empresa ou consórcio seja responsável pelo serviço pelos próximos 25 anos e pague por isso R$ 310,9 milhões aos cofres municipais. 

Atualmente, o serviço é prestado pela SBCTrans, que opera o transporte desde 1998. Mas o contrato venceu em setembro de 2018 e, desde então, está em vigor um aditamento contratual, que permite que a empresa continue atuando até que a nova operadora seja definida.

Esta é a segunda vez que o prefeito Orlando Morando (PSDB) tenta lançar o edital para a concessão do serviço. Em maio deste ano uma primeira versão foi aberta, mas barrada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), que apontou suspeitas de irregularidades em termos do documento. 

Foto: Divulgação – Prefeitura de São Bernardo do Campo

A nova licitação estabelece que até o final do período de concessão 100% da frota de ônibus possua tecnologia alternativa ao diesel, com baixa emissão de poluentes. A idade máxima dos veículos deverá variar entre oito a 15 anos, dependendo do modelo. 

O documento ainda exige que a empresa ou consórcio que vencer a licitação comprove experiência prévia no serviço, que tenha pelo menos 150 veículos próprios e seja responsável pela implantação e operação do sistema de biometria em todos os ônibus do município.
“Os serviços serão iniciados pela contratada no prazo de até 180 dias contados da data da assinatura do contrato”, informou a administração em nota. 

Os ônibus municipais de São Bernardo transportam em média 200 mil passageiros por dia. 

Acessibilidade

A cidade tem um aplicativo para celular, que conta com funcionalidade de acessibilidade, com recurso especial para deficiente auditivo. O serviço também permite acompanhamento do itinerário e a previsão de chegada tempo real.

O aplicativo ainda conta com opção de “alerta”, para que o motorista seja notificado quando uma pessoa com necessidades especiais irá embarcar.

Com informações da Prefeitura de São Bernardo e Jornal Destak