SP: Viação JTU pede aumento na tarifa de ônibus de Jacareí

SP: Viação JTU pede aumento na tarifa de ônibus de Jacareí

10 de julho de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

JACAREÍ – A JTU, operadora do transporte coletivo em Jacareí, pediu à prefeitura revisão na tarifa dos ônibus. Um despacho do prefeito Izaías Santana (PSDB), do último dia 4, sinaliza providências para possível liberação do reajuste. O novo valor vai ser submetido à análise técnica e participação popular na discussão até a primeira quinzena de agosto. No entanto não há prazo para aplicação de aumento.

Segundo o documento, a JTU justificou que subiu o custo operacional, em especial com aumento de quilometragem percorrida pela frota e dos usuários gratuitos. Também mencionou a perda de passageiros para outros tipos de transporte – como aplicativos de transporte individual. A empresa não definiu valor a ser aplicado na nova tarifa.

O último reajuste no valor da passagem foi aplicado no dia 1º de abril de 2018, sendo R$ 4,70 a empresas e a manutenção do valor de R$ 4,10 aos demais usuários. A inflação de abril do ano passado a maio deste ano, medida pelo IPCA, foi de cerca de 5%.

Para análise técnica do pedido pela prefeitura, o governo determinou abertura de consulta pública por 15 dias dos pedidos da concessionária, além dos documentos das operações da empresa e da auditoria independente contratada pela prefeitura neste ano. Os resultados não foram divulgados.

A prefeitura sinalizou que vai considerar na liberação do aumento as eventuais perdas alegadas pela JTU, que causem impacto no cálculo de custos do sistema.

O governo também citou que o reajuste vai ser submetido, a exemplo do que ocorreu em São José dos Campos após entraves judiciais, a audiências públicas. Os trâmites serão submetidos a uma comissão tarifária.

JTU

A empresa foi procurada nesta quarta-feira (10) para comentar o reajuste, mas não respondeu até a publicação desta reportagem.

A administração municipal informou que a prefeitura prevê que as audiências públicas sobre o tema ocorram até a primeira quinzena de agosto. Não há prazo para aplicação de possível reajuste, nem valor estimado, por enquanto.

Sobre o volume de passageiros transportados pela JTU, a prefeitura informou que eram atendidos, em 2018, em média, 1,1 milhão usuários ao mês. Destes, são 412 mil passageiros comuns, 363 mil atendidos por vale-transporte e 120 mil estudantes. A gratuidade é aplicada, ao mês, em média em 268,7 mil viagens.

Com informações da Prefeitura de Jacareí e Tv Vanguarda