PR: Ônibus “Eu Amo Maringá” segue no Shopping Cidade

PR: Ônibus “Eu Amo Maringá” segue no Shopping Cidade

26 de junho de 2019 Off Por revistadoonibus

MARINGÁ – A cidade de Maringá, no interior do Paraná, recebe entre esta quinta (27) até sábado (29), a presença do ônibus “Eu Amo Maringá”. O projeto é uma iniciativa lançada em maio de 2017 pelo jornalista Âneglo Rigon, época em que Maringá completou 70 anos.

Foto: Divulgação

O ônibus ficará no estacionamento externo do Shopping Cidade, com entrada franca. A ideia, de acordo com Rigon, é estimular o “maringaísmo” e preservar a história da cidade, com uma exposição itinerante de fotografias (são mais de 100, no total), são mais de duas dezenas de objetos, como âmulas, chaveiros, livros, documentos, discos e até um pedaço do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu na cidade quando se apresentava no 10º aniversário de Maringá, em 1957.

A exposição já foi levada a vários centros de educação infantil e escolas públicas e particulares; a rede estadual de ensino tem uma disciplina sobre a história de Maringá, e o material serve como complemento para os alunos.

O diferencial, além de a exposição ser dentro de um ônibus, é que a maior parte das fotografias foram restauradas. Grande parte do acervo vem da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, repassado ao Museu da Bacia do Paraná e à Gerência de Patrimônio Histórico, além de doações feitas por famílias. Há fotografias aéreas, por exemplo, mostrando que as palmeiras do Centro de Convivência Comunitária de Maringá (antiga praça Desembargador Franco Ferreira da Costa) foram plantadas no formato da Catedral, para ser uma espécie de sombra da igreja.

Foto: Divulgação

A visita ao ônibus “Eu Amo Maringá” será liberada durante o horário de funcionamento do shopping e é de graça.

Com informações do Shopping Cidade e projeto Eu Amo Maringá