Empresas de ônibus aumentam operação para a Bauernfest em Petrópolis

Empresas de ônibus aumentam operação para a Bauernfest em Petrópolis

7 de junho de 2019 Off Por revistadoonibus

RIO E PETRÓPOLIS – A Cidade Imperial, se transforma mais uma vez em um burgo alemão com a Bauernfest que conta com uma intensa programação durante a 30ª edição, que acontece este ano entre os dias 14 e 30 de junho (com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christi). Entre as atrações estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos, teatro, entre outras. As apresentações acontecem nos palcos que serão montados no Palácio de Cristal – núcleo da festa – e na Praça da Liberdade. O evento ainda vai contar com programação cultural na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten.

Foto: Divulgação Prefeitura de Petrópolis

Empresas de ônibus que ligam o Rio de Janeiro até a cidade imperial, como a Viação Unica e Fácil, estão com operação intensa nos principais dias do evento como nos finais de semana, onde a demanda de passageiros é ainda maior. Já dentro do município, empresas do transporte coletivo também estarão oferecendo mais horários a noite, ligando a festa até a rodoviária do bigen, de onde os passageiros podem voltar a cidade maravilhosa.

Na abertura do evento, que acontece no Palácio de Cristal, o público já vai poder contar com a apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, no Palco Koblenz, e, em seguida, com o grupo convidado de Blumenau-SC, Grupo Folclórico Teutônia, além dos grupos da cidade BlumenbergVolkstanz e Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis. Às 20h também acontece, dentro do atrativo, o bailão com a Banda Germânica. Já a Praça da Liberdade recebe a Banda Uhul no Palco Koeler. A entrada é gratuita.

A Bauernfest é um importante evento para o turismo da cidade, que movimenta toda a economia da cidade. É uma das maiores festas da região. Mas, além disso, ela é fundamental para manter viva a cultura dos colonos. Para preservar as heranças que eles deixaram na gastronomia, nas danças, na alegria.

Durante os 16 dias de festa, o público vai poder contar com uma programação cultural intensa. O Palácio de Cristal vai receber atrações exclusivamente focadas na cultura germânica. Já a Praça da Liberdade recebe também outros estilos musicais, com artistas petropolitanos, como Tati Cirelli, Letícia Laranja Trio, Anna Hannickel, entre outros. Nos fins de semana, a programação acontece durante todo o dia, já durante a semana será entre tarde e noite. 

No primeiro e no último domingo da festa acontecem os desfiles folclóricos com as famílias de descendentes, pela manhã. E no primeiro e no último sábado são realizados os Desfiles das Lanternas durante à noite. O concurso de chope a metro acontece todos os dias, exceto na abertura da festa. O evento também promove os Jogos Germânicos, na Praça da Liberdade, para adultos e crianças.

O município montou uma programação intensa para valorizar a cultura germânica na cidade, com a maior parte da programação feita por artistas petropolitanos. São diversas atividades ao longo desses 16 dias. A prefeitura está trabalhando para transformar desta uma das melhores festas dos últimos anos. O evento foi expandido, sem perder a qualidade das atrações.

A festa abre no dia 14 às 18h. Nas sextas, sábados e domingos ela funciona a partir de 10h e durante a semana a partir de 11h30.

Com informações da Prefeitura de Petrópolis