
BA: Ônibus lotados e assaltos diários deixam passageiros de Simões Filhos preocupados
6 de junho de 2019SIMÕES FILHO – Moradores do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, reclamam do transporte feito pela empresa Expresso Metropolitano. De acordo com as denúncias, a empresa não vem cumprindo horários e com isso, os ônibus passam rodar super lotados nos horários de rush na linha que liga a cidade até a Estação Metro do Retiro em Salvador.

Os passageiros afirma que há cada dia parece ter menos ônibus circulando no trajeto intermunicipal. Além de atrasos e super lotação dos coletivos, os passageiros ainda convivem com o medo de assaltos no trecho da viagem.
“É uma verdadeira humilhação para a população, principalmente os ônibus que fazem a linha Estação do Retiro. Os passageiros passam os piores apertos do mundo para conseguir viajar no horário de 06h as 07h e das 17h as 20 horas”, disse Crys Morena.
Procurada, a Prefeitura de Simões Filho, informou que a empresa já foi notificada sobre reclamações dos passageiros. De outro lado, procuramos a empresa e ninguém responsável foi localizado.

Agerba quer lançar licitação para ônibus metropolitanos
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), espera lançar ainda neste semestre uma licitação para renovar a frota de ônibus metropolitanos, que circulam na região de Salvador. Inicialmente, a concorrência estava prevista para dezembro de 2017, mas sofreu adiamentos para ser discutida em audiências públicas e atualmente passa por adaptações.
Os ônibus metropolitanos atendem cidades como Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Mata de São João, São Sebastião do Passé e Madre de Deus. De acordo com a Agerba, a licitação deve renovar toda a frota de 350 veículos.
De acordo com o órgão do governo do estado, os ônibus deverão ser equipado com ar-condicionado, GPS, câmeras de monitoramento, wi-fi e itens de acessibilidade. “Atualmente o edital está passando por adequações para atender as reivindicações feitas nas consulta e audiência públicas. O edital deverá ser lançado ainda neste primeiro semestre”, diz nota da Agerba.
Nesta quinta-feira (4/5), o valor da tarifa dos ônibus metropolitanos sofreu por reajuste e passou a custar de R$ 4 – preço dos coletivos que circulam apenas em Salvador – a R$ 7,90. Integrantes da oposição ao governo criticaram o aumento alegando que a gestão estadual não cobrou contrapartidas das empresas que administram o transporte.