ônibus Blog da Redação Ceará Cidades Fiscalização Nordeste Trânsito Turismo Viajando de Ônibus

Motoristas de ônibus de turismo fazem manifestação em Fortaleza

FORTALEZA – O clima ficou tenso na manhã desta terça-feira para quem precisava seguir para o Aeroporto de Fortaleza. Ao menos 50 motoristas de Ônibus de turismo e fretamento da capital e Região Metropolitana realizaram uma manifestação contra um decreto que limita o tempo da vida útil dos ônibus rodoviários em 20 anos, fechando parcialmente a principal estrada que liga ao aeroporto da capital.

Os manifestantes estacionaram os ônibus de turismo em uma faixa da via, além de atear fogo em galhos de árvores e pneus, prejudicando o acesso ao aeroporto. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) estava no local para garantir a segurança da via e dos manifestantes. A Polícia Militar também foi acionada.

Por volta das 11h15min o Corpo de Bombeiros já tinha controlado o fogo.

De acordo com Francisco Erisvaldo Silva, motorista e porta-voz do grupo, existem laudos feitos por engenheiros declarando que ônibus podem funcionar normalmente por mais de 20 anos. Ele defende que os veículos em plena manutenção devem continuar sendo válidos no Estado.

Francisco explica que a categoria já tentou marcar reuniões com representantes do Governo do Estado, mas não foram atendidos. Este é o terceiro protesto do tipo que os motoristas organizam. 

Outra reclamação dos motoristas é a cobrança de multas consideradas por eles “abusivas”. Os manifestantes ainda pediram maior facilidade para conseguir o documento Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT).

Especialistas em transportes, consultados pela Revista do ônibus informaram que somente outro decreto do governador pode ampliar o tempo de uso do transporte dos atuais 20 para 25 anos, como os profissionais de receptivo reivindicam.

O Detran do Ceará que é responsável pela fiscalização dos ônibus de turismo e fretamento no estado, ainda não se manifestou sobre o assunto.

Com informações da Tv Globo e O Povo