ES: Guarapari recebe ônibus do Hemoes nessa quarta (05)

ES: Guarapari recebe ônibus do Hemoes nessa quarta (05)

3 de junho de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

VITÓRIA – Nessa quarta-feira (05), a população de Guarapari terá a chance de contribuir para o Junho Vermelho, em incentivo a doação de sangue. O ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) ficará estacionado no campus da Faculdade Pitágoras, das 9 às 14h. Durante o período também serão cadastrados doadores de medula óssea.

Foto: Divulgação

A ação faz parte do Junho Vermelho, dentro da campanha “Procura-se sangue O-”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para alertar sobre a importância desse tipo de sangue, considerado doador universal – ou seja, qualquer pessoa pode receber o tipo O- em uma situação de emergência. “Em casos de extrema urgência, em que o paciente chega ao hospital, com um grande trauma, como acidentes automobilísticos, vítimas de violência urbana, por exemplo, o primeiro tipo sanguíneo que será solicitado é o O-, pois não dá tempo de fazer todos os exames pré-transfusionais”, explicou Rachel Lacourt Lacourt, diretora técnica do Hemoes.

A diretora destacou que a campanha vai receber todo doador, independente do tipo sanguíneo e, além de reforçar o estoque do O-, a ação objetiva estimular a doação periódica. “Precisamos conscientizar para que grande parte da população seja doador de sangue regular. Que vá ao hemocentro doar sangue mais de duas vezes ao ano, voluntariamente”.

Foto: Divulgação

Seja um doador

Para doar é preciso apresentar documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita até os 60 anos. Menores de 18 anos podem doar com a autorização dos responsáveis legais.

Orientações

Não é preciso estar em jejum para doar e caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Doadores frequentes devem obedecer ao intervalo dois meses para homens e de três para mulheres entre uma doação e outra.

Com informações do Governo do Espírito Santo e Folha On Line