Exposição de ônibus elétricos no Museu da Energia é destaque em São Paulo

Exposição de ônibus elétricos no Museu da Energia é destaque em São Paulo

1 de junho de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

SÃO PAULO – A exposição “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”, que mostra a história dos ônibus elétricos na cidade de São Paulo, começa neste sábado (1º) no Museu da Energia, na região central da capital paulista, com alguns dos primeiros modelos de trólebus que circularam na cidade. Apenas no dia da abertura estará exposto o modelo Brill, fabricado nos Estados Unidos e que circulou pelas ruas paulistanas na década de 1950.

Exposição de ônibus elétricos no Museu da Energia é destaque em São Paulo 1
Foto: Eletra~Bus – Divulgação

A exposição gratuita apresenta os bondes, ônibus elétricos e trens que se expandiram pelo estado. Podem ser vistos fotos, documentos e peças dos veículos. Entre os itens, também tem destaque o equipamento de comando automático de uma estação de trólebus dos anos 1950, que fazia o gerenciamento remoto da rede antes da introdução dos computadores.

Os trólebus, que ao contrário dos bondes que já circulavam por São Paulo, não necessitam de trilhos e começaram atendendo a alguns dos bairros mais valorizados da capital. No início, os ônibus elétricos passavam pelas ruas da Aclimação, Jardim Europa, Jardim Paulistano, Santana, Higienópolis, Pacaembu e Perdizes.

Exposição de ônibus elétricos no Museu da Energia é destaque em São Paulo 2
Foto: Metra – Divulgação

O sistema era operado pela Companhia Municipal de Transportes Coletivos, a CMTC – atual SPTrans. A estatal chegou a montar os próprios veículos, aproveitando partes de trólebus e ônibus a diesel. A experiência começou quando, na década de 1960, a empresa começou a reformar trólebus antigos. A capacidade técnica da companhia conseguiu manter em operação parte dos ACF-Brill, adquiridos em 1957, até a década de 1990.

Com informações da Agência Brasil