Viações Motta e Andorinha são autuadas pelo Procon/MS por não liberar passagens para idosos

Viações Motta e Andorinha são autuadas pelo Procon/MS por não liberar passagens para idosos

30 de maio de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

CAMPO GRANDE – Uma ação de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor do Procon de Mato Grosso do Sul, autuaram as empresas Viação Motta e Viação Andorinha, nesta quinta-feira (30), por problemas na liberação de passagens gratuitas para idosos, como determina o Estatuto do Idosos. A ação ocorreu após reclamações de consumidores que se sentiram prejudicados.

Viações Motta e Andorinha são autuadas pelo Procon/MS por não liberar passagens para idosos 1

Os agentes do órgão de fiscalização, realizaram vistorias nos guichês das empresas na Rodoviária de Campo Grande. Ainda de acordo com o Procon/MS, foi verificado que na Viação Motta, a linha entre Campo Grande/MS e Barretos/SP, com horário diários, há somente uma passagem disponível gratuitamente para o dia 22 de junho.

Ainda na ação na Viação Motta, outra linha que sai de Campo Grande/MS em direção a cidade de São Carlos/SP, o Procon/MS encontrou problemas. Segundo o governo estadual, órgão no qual o Procon é ligado. Apesar de estar com vendas abertas até dia 10 de julho, não é oferecido benefício para os próximos 30 dias.

O mesmo foi constatado em relação à Andorinha. Com quantidade igual de linhas, mas para Campinas (SP), não oferece a passagem gratuita dentro de um mês.

As empresas não podem se abster gratuidade, pois desobedecem à Constituição Federal e o Estatuto do Idoso, que determina reserva para idosos no transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário, regulamentada por três decretos.

Viações Motta e Andorinha são autuadas pelo Procon/MS por não liberar passagens para idosos 2

Segundo o Procon, o mais recente documento, sob o número 5.934, de outubro de 2006, confirma que “serão reservadas nesses tipos de transporte duas vagas gratuitas às pessoas com 60 anos ou mais e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos”.

A Viação Motta e a Viação Andorinha ainda não se manifestaram sobre a fiscalização, até o fechamento desta reportagem.

Ambas têm 15 dias para apresentar defesa.

Com informações do Procon/MS e Campo Grande News