SP: Jundiaí começa testar Wi-Fi nos ônibus urbanos

SP: Jundiaí começa testar Wi-Fi nos ônibus urbanos

26 de maio de 2019 Off Por Redação Revista do Ônibus

JUNDIAÍ – Usuários do transporte coletivo de Jundiaí já podem testar mais uma inovação: desde o início do mês, 20 veículos que integram a frota de 310 carros contam com Wi-Fi gratuito. O teste, sem custos para o município, é uma iniciativa da Prefeitura, sob a coordenação da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun).

De acordo com a administração municipal, o setor de transporte público de Jundiaí tem incorporado diferentes tecnologias que resultam em benefícios para os usuários. “Instalamos quatro câmeras em cada veículo, GPS para monitoramento dos trajetos e oferecemos a possibilidade de pagamento com cartão de crédito, débito e carteira digital, 50 novos ônibus com tomadas USB. Sabemos que há desafios a serem enfrentados no sistema e estamos empenhados para oferecer um transporte com mais qualidade”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB).

Com a implantação do Wi-Fi, a prefeitura quer não só oferecer mais comodidade aos passageiros, mas também disponibilizar um canal de comunicação direto e gratuito entre os usuários com os prestadores de serviço. A partir do celular, as pessoas podem registrar sugestões, dúvidas e reclamações via aplicativo da Prefeitura de Jundiaí, que pode ser baixado para celulares com plataforma Android e IOS.

SP: Jundiaí começa testar Wi-Fi nos ônibus urbanos 1

Foto: Divulgação

De acordo com o gestor da UGMT, Silvestre Ribeiro, o teste será realizado até o final de junho de 2019 e permitirá dimensionar a capacidade do sistema implantado, verificar o comportamento das comunicações nas chamadas “áreas de sombra” e monitorar o funcionamento. “Após a fase inicial de testes, será feita uma avaliação sobre a eficácia e demais exigências para implantação em toda a frota”, explica. Caso seja aprovada, a expansão em todo o sistema ainda dependerá de uma licitação, portanto, não há como estipular prazos.

Como usar

Para utilizar o Wi-Fi gratuito nos veículos, que serão identificados com adesivos a partir desta semana, o passageiro deve acessar a rede e fazer um cadastro rápido, nos moldes do programa “Conect@do”. “A ideia é, ao expandir para toda a frota, unificar o cadastro e quem já utiliza o programa da Cijun nos terminais e próprios públicos se conectar automaticamente ao entrar nos ônibus”, detalha Silvestre.

Confira abaixo a relação dos carros em que o Wi-Fi gratuito está sendo testado. Importante notar que os números se referem a veículos específicos que integram as linhas.

Linha 504
3115; 3116; 2630; 3532: Vila Arens -Santa Gertrudes

Linha 738
3201; 3202; 3203; 3204: Terminal Central – Jardim Santa Gertrudes

Linha 543
1208; 1209: Terminal Eloy Chaves – Fazenda Grande

Linha 553
1401; 1402; 1403; 1120; 1215; 1216; 1302; 1217: Terminal Colônia – Ivoturucaia
1121 e 1123 – Reserva da linha 553

Com informações da Prefeitura de Jundiaí e jornal de Jundiaí